Móveis multifuncionais: a moda que garante o aproveitamento do espaço

Entre sofás-cama, mesas dobráveis e camas multifuncionais, a solução para ambientes pequenos


Com o aumento do preço dos imóveis, a moda dos apartamentos pequenos está cada vez mais frequente tanto em cidades grandes como no interior. Com isso, novas necessidades tornaram-se comuns, como a de móveis multifuncionais, que ocupam pouco espaço e desempenham mais de uma função. Esse tipo de móvel é ideal para espaços pequenos, uma vez que são funcionais e, geralmente, oferecem um lugar extra para guardar objetos.

Além disso, outra vantagem do móvel multifuncional é que ele te permite economizar, visto que atende às funções de "2 móveis em 1", o que evita a necessidade de comprar outro separado. Esses benefícios, aliados ao desejo de ter um lar aconchegante, confortável e especial, fazem com que essa tendência cresça cada vez mais. Por isso, trouxemos algumas dicas de como decorar e dispor esses móveis no ambiente:

  • Sofá-cama

Um dos principais aliados da estética multifuncional: o sofá-cama. O móvel, além de economizar espaço, é superprático, estiloso e confortável, principalmente quando for receber visitas, uma vez que, ao abri-lo, ele se transforma em uma cama superespaçosa. Ainda, devido às inovações em modelo e material, o sofá-cama tornou-se também uma ótima escolha estilística do design moderno. 

  • Mesa dobrável

A mesa dobrável é um dos móveis mais valiosos quando se quer economizar espaço, visto que oferece duas características essenciais ao consumidor: funcionalidade e versatilidade. Funcionalidade, devido à possibilidade de ser dobrada e guardada quando não está em uso, e versatilidade, já que pode ser utilizada como mesa de jantar ou de estudos. Além disso, é superprática e fácil de carregar, o que permite ser utilizada como suporte em diversos ambientes e eventos, como piqueniques e churrascos ao ar livre. 

  • Cama com armazenamento integrado

As camas com baús são uma peça-chave para economizar espaço: podem armazenar edredons, travesseiros, cobertores, sapatos, toalhas e outros itens pessoais. E, neste caso, são vários os modelos disponíveis e formas de armazenamento. Por exemplo, o colchão Castor - um dos componentes da cama - pode vir com gavetas, em cima de uma base ou de um baú. 

Outro ponto importante a ser verificado quando o assunto é cama é o tamanho dela. Isso porque, se a cama for grande ou pequena demais para o ambiente, o proprietário pode não ter o efeito esperado. Afinal, é essencial que o móvel se adeque ao cômodo, para que a proposta de funcionalidade seja mantida.

  • Estantes 

As estantes são peças "curingas" na categoria de móveis funcionais. Elas podem ser utilizadas para guardar livros, plantas ou até como itens de decoração, como para combinar com quadros e servir como suporte de televisão. Ainda, podem ser usadas como armários e sapateiras, cumprindo seu papel funcional.