Operação Campo Limpo continua em Guaratinguetá e Lagoinha

Coleta acontece em Lagoinha e Guaratinguetá. São Paulo inicia fiscalização por meio do Gedave e produtores devem se cadastrar no sistema




A “Operação Campo Limpo” programou nesta semana, ações em Lagoinha e Guaratinguetá, quando produtores rurais da região devem devolver as embalagens vazias de defensivos agrícolas.

De acordo com a Lei Federal, todas as embalagens desse tipo de insumo devem ser encaminhadas para pontos de descartes autorizados, em até um ano após a compra do produto, para evitar riscos de contaminação ambiental.

Nesta terça-feira (16), a operação será realizada em Lagoinha, no Recinto de Exposições “Benedito Viriato de Campos”, das 9h às 16h. Em Guaratinguetá, a coleta será na quarta (17), das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Agricultura, na rua Alberto Barbeta 1400, no bairro Jardim Coelho Neto.

As ações são promovidas pela Associação Agropecuária de Guaratinguetá e a Cooperativa de Laticínios Serramar, com o apoio do (InPev Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e as prefeituras de Guaratinguetá e Lagoinha.

Vle lembrar que, para efetuar a entrega, é preciso apresentar CNPJ, Inscrição Estadual, nome completo e endereço da propriedade. Além disso, as embalagens devem estar vazias, perfuradas e, no caso de produtos líquidos, passar pela tríplice lavagem.

Gedave monitora cadeia de agroquímicos

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo implantou, neste ano, o monitoramento de toda a cadeia de agroquímicos e afins, por meio do Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave).

O controle será executado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da secretaria, em todo o estado, para impedir o comércio e o uso de produtos ilegais, que podem causar danos ao meio ambiente e a quem aplica.

Obrigações do produtor

O agropecuarista só conseguirá comprar os defensivos agrícolas após ter cadastro ativo junto ao Gedave. Após cada compra, será necessário declarar no sistema o uso do produto e devolver as embalagens vazias e sobras do produto, conforme recomendação do fabricante.

As orientações necessárias para o cadastramento se encontram no site www.defesa.agricultura.sp.gov.br, na aba Serviços.