Operação Corta Fogo acontece em Campos do Jordão

Não se sabe a causa dos focos de incêndio


Nesta terça-feira (7), em Campos do Jordão, o Corpo de Bombeiros atua com 34 homens, entre bombeiros militares, agentes da defesa civil e funcionários do parque estadual, além cinco viaturas. No período da manhã foi realizado o vôo de reconhecimento com o helicóptero Águia, do Comando da Aviação da Polícia Militar e foi possível visualizar alguns focos de incêndio.

 

Foram mobilizadas quatro frentes para combate em quatro focos distintos de incêndio em vegetação natural pelo município de Campos do Jordão.

- Frente 1 com combate terrestre pela Estrada do Torto, a referência é o Condomínio Alpes de Campos do Jordão.

- Frente 2 com combate terrestre pela Floresta da Campista, verificando a possibilidade de apoio dos brigadistas do Horto.

- Frente 3 com combate terrestre em área rural;

- Frente 4 pelo Mirante da Ferradura, na Estrada do Fojo com equipes por terra.

Os pontos foram distribuídos conforme coordenadas do sobrevoo do Águia. Após 6 horas de combate, em todos os focos restaram muita fumaça e pouco fogo. As equipes estão sendo remanejadas no terreno conforme surgem outros focos surgem.

Em época de estiagem ocorrem muitos incêndios florestais e a conscientização das pessoas é fundamental para a preservação do meio ambiente. Para evitar o incêndio em cobertura vegetal. 

a)Não jogue lixo, bituca de cigarro, garrafas de vidro, bem como materiais combustíveis próximos à vegetação;

b)Se sua residência está localizada nestas regiões, procure estabelecer medidas preventivas, deixando sempre a vegetação afastada de sua residência, por meio de corte do mato ou implementação de barreiras de proteção.