O Papa Francisco ofertou a terceira Rosa de Ouro à Nossa Senhora Aparecida. A entrega foi feita na última segunda-feira (9), durante o último dia da Novena, pelo cardeal Giovanni Battista Re, representante do Santo Padra nas celebrações de 300 anos do encontro da imagem. O presente, segundo o pontífice, é uma expressão de seu amor e devoção a Santa.
Para o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, receber o presente é de extrema importância para o Santuário nesse momento de celebração. "A Rosa de Ouro simboliza o perfume das virtudes que nos santificam. Esperamos uma chuva de graças, de pétalas de rosas sobre o Brasil e o Santuário Nacional", disse Brandes.
É a terceira vez que Nossa Senhora Aparecida é presenteada com o artefato (Foto : Thiago Leon)O artefato pesa cerca de um quilo e mede aproximadamente 50 centímetros. A rosa é uma história milenar, a primeira referência a este sinal é encontrada em um documento de 1049, emitido pelo Papa Leão IX. Neste período, a Rosa era abençoada no quarto domingo da Quaresma, quando a liturgia da Igreja Católica recorda a alegria. Com a reforma litúrgica empreendida pelo Concílio Vaticano II, o rito passou a ser simplificado e a entrega do símbolo passou a ser ainda mais rara.
Normalmente, a Rosa de Ouro é entregue uma vez ao ano. Em 2017, a entregue aconteceu em maio deste ano para o Santuário de Fátimas, mas o Papa Francisco abriu exceção e presentou Aparecida, por conta da celebração do Jubilu e por ser grande devoto da Santa.
Está é a terceira vez que Nossa Senhora Aparecida recebe o presente de um Papa. Paulo VI e Bento XVI também entregaram o artefato em 1967 e 2007, respectivamente. Sendo que Bento XVI realizou a entrega pessoalmente durante visita ao Santuário. Ambas estão expostas para o público no Museu Nossa Senhora Aparecida, na Torre do Santuário.