Pinda abre inscrições para Prêmio Mestre Cultura Viva

Podem participar munícipes com mais de 60 anos reconhecidos pela comunidade como herdeiros dos saberes e fazeres da tradição oral


A Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba abre inscrições para o concurso cultural "Prêmio Mestre Cultura Viva".
O concurso selecionará 5 mestres, que precisam ter mais de 60 anos e comprovação de sede ou domicílio há mais de dois anos no município, além de se reconhecerem ou serem reconhecidos por sua comunidade como herdeiros dos saberes e fazeres da tradição oral, tais como: artes, cura e ofícios tradicionais, líder religioso de tradição oral, brincante, contador de histórias, poeta popular e outras categorias socioculturais que através do poder da palavra, da oralidade, da corporeidade e da vivência, dialoga, aprende, ensina e torna-se a memória viva e afetiva dessa tradição.
O intuito do concurso é instituir uma política de transmissão da tradição oral em diálogo com a comunidade, para o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro por meio de reconhecimento político, econômico e sociocultural daquelas pessoas consideradas Mestres de tradição oral.
Por meio do seu edital, o "Prêmio Mestre Cultura de Pindamonhangaba" estabelece a cada um dos selecionados um certificado e 2000 reais como prêmio.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 8 de julho. Podem ser entregues e protocoladas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Departamento de Cultura, ou enviadas para o e-mail: cultura@pindamonhangaba.sp.gov.br, em um único PDF, com o assunto "Inscrição Edital de Mestres 2022".

Fonte: Comunicação de Pindamonhangaba