Pinda promove capacitação de mulheres com curso de macramê

Ação é realizada através do Departamento de Proteção Social Básica


A Secretaria de Assistência Social está capacitando mulheres, cujas famílias são atendidas e acompanhadas pelos CRAS, com curso de macramê. Segundo Fabiana Fritsch, terapeuta Integrativa e professora de Macramê, "através das amarrações e repetições de padrões, podemos tecer qualquer peça".

Segundo ela, esse é um universo de muitas possibilidades, podendo ser aprendido como uma forma de trazer renda, como hobby ou como uma ferramenta terapêutica. A prática de tecer nos leva a um estado de presença (atenção plena), onde trabalhamos a concentração, o foco e a coordenação motora fina, o que contribui e muito na diminuição da ansiedade.

"A arte manual proporciona relaxamento na mente, elevando o nível de autoestima, despertando a criatividade, trazendo inúmeros benefícios para a saúde mental, psíquica e emocional. Aprender a tecer é, sem dúvida, uma prática de autocuidado", completou a professora.

O curso está sendo realizado nos CRAS Cidade Nova, Araretama e Centro, e faz parte da Proteção e Atendimento Integral às Famílias, que tem como um dos objetivos a melhoria da qualidade de vida.