Uma série de acidentes de trânsito até com certa gravidade chamou a atenção das autoridades de Pindamonhangaba para a Rua Jadir Figueira (rua do Teatro Galpão), no Parque das Nações. Para evitar e diminuir a incidência na rotatória João do Pulo, a Secretaria de Segurança Pública e Departamento de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura de Pindamonhangaba deram início, nesta sexta-feira (30) à primeira alteração na via.
Antes, quem vinha por essa via secundária, ao chegar na rotatória que demanda ao anel viário encontrava-se com o fluxo da movimentada Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso. Agora, quem vem do anel viário não terá mais acesso direto à rua Jadir Figueira e vice-versa porque a municipalidade fechou a passagem.
De acordo com informações do secretário de Segurança Pública, José Sodário, no local foram constatados inúmeros acidentes de trânsito, causando tanto danos materiais como também lesões corporais, por isso a medida foi tomada.
Com a mudança, o motorista que precisar chegar ao Parque das Nações deve seguir pela Rua Japão e virar à direita logo em seguida, na Rua Chile, tendo acesso, assim, ao bairro, de uma forma mais tranquila e segura. A equipe do Departamento de Trânsito sinalizou o local e está orientando os motoristas que ali trafegam.
"Essa alteração está sendo feita após estudos realizados pela Divisão de Engenharia de Tráfego do Departamento de Trânsito e Mobilidade, que constatou 40 movimentos com mais de 290 interações diferentes", esclareceu o secretário Sodário, que pede a compressão de toda a população principalmente dos motoristas que utilizam essa rotatória.
Também a diretora do Departamento de Trânsito e Mobilidade, Luciana Viana, completa observando que "a exclusão de três aproximações secundárias da via permitirá a redução de aproximadamente 10% dos movimentos conflitantes, diminuindo significativamente o risco de acidentes na rotatória, sem afetar o nível de serviço da via. Essa medida de engenharia é uma alternativa à implantação semafórica, uma vez que os equipamentos afetam diretamente o tempo de espera dos veículos e não mostra-se nesse caso como fator de redução dos acidentes".
Nova intervenção
Na tarde de terça-feira (3), a rotatória "João do Pulo" recebeu a segunda intervenção para aumentar a segurança no tráfego local. Está sendo feita uma interdição parcial da avenida José Humberto Gomes Filho (paralela da Nossa Senhora do Bom Sucesso), que agora permite somente acesso desta avenida para a rotatória e não mais acesso no sentido contrário.
Estudo do Setor de Engenharia de Tráfego do Departamento de Trânsito, da Secretaria de Segurança Pública, detectou mais de 40 possibilidades de interação de trânsito na via. Dentre essas possibilidades, em muitas pode haver conflito, ou seja, acidentes, especialmente nos horários de pico, quando a rotatória recebe cerca de 2700 veículos por hora.
Toda a sinalização foi feita e os agentes de trânsito também estão no local para orientar os motoristas.