Pindamonhangaba avança com inovações no transporte coletivo

Viva Pinda apresenta renovação da frota


A Prefeitura de Pindamonhangaba continua promovendo as ações para melhoria do transporte público coletivo no município e, nesta quinta-feira (21), conferiu a apresentação de sete novos ônibus que fazem parte do processo de renovação da frota de veículos da empresa.

A modernização da frota é uma das ações previstas pelo novo contrato entre a empresa e o município, que passou a vigorar em janeiro deste ano. Os ônibus, da Marcopolo Torino S 2023, contam com 42 assentos, tecnologia movida à biodiesel, plataformas elevadas para pessoas com deficiência física ou baixa mobilidade, além de sistema de monitoramento com GPS. 

Até o fim do ano também terão câmeras de seguranças e wi-fi. Os veículos já iniciaram a circulação e serão disponibilizados para uso de todas as linhas, atendendo alternadamente todas as regiões da cidade.

Inovações 

Em março, a empresa Viva Pinda realizou a ampliação dos serviços de transporte para seus usuários com novos horários em diversas linhas já existentes, implantação de duas novas linhas melhorando o deslocamento e facilitando o acesso entre as regiões mais populosas como Moreira César, Zona Leste e Zona Oeste.

A empresa aumentou o número de ônibus que passou de 29 para 35, contratou 28 novos colaboradores, retornou o trajeto da linha Crispim-Hospital dentre outras melhorias nas linhas Piracuama, Feital e Araretama.
A linha Moreira César, que trabalhava com 57 horários, aumentou em quase 20%, passando para 65 horários.

A segunda ação de melhorias aconteceu em junho quando foi implantada a modernização do sistema de bilhetagem, melhorando o pagamento de passagens, inclusive com a implantação de sistema de reconhecimento fácil para estudantes e idosos.

A terceira etapa aconteceu na semana passada quando a Prefeitura promulgou a lei que estabelece subsídios para o pagamento da passagem, possibilitando, mesmo com o reajuste da passagem, a redução do valor da tarifa para R$ 4,50 para quem utiliza o bilhete eletrônico.

Em breve, outras melhorias estão previstas como a tarifa a R$ 1,00 aos domingos para quem utiliza o bilhete eletrônico, a implantação do "bilhete integrado" que proporcionará o deslocamento em mais de uma linha dentro dos critérios definidos, e o aplicativo ao usuário que poderá acompanhar em tempo real o deslocamento das linhas.