Em Pindamonhangaba, um novo modelo de vigilância municipal foi implantado pela Prefeitura, visando aumentar a segurança da população. É a “Guarda com Bike”, que tem por objetivo alcançar mais locais, além de atender a critérios de economicidade. Atualmente, a Guarda Municipal da cidade tem 106 guardas municipais e 17 agentes de segurança, que trabalham em três turnos de 8 horas, de segunda a segunda-feira. Eles recebem treinamento e serão orientados por Policiais Militares e por profissionais envolvidos na área de segurança da nossa cidade.
Previstas pela Constituição Federal, Estatuto Geral das Guardas Municipais (Lei nº 13022/14) e outras normas, as principais atribuições são: realizar a vigilância diurna e noturna nas dependências internas e externas de edificações e prédios municipais; verificar se os acessos estão corretamente fechados, examinar as instalações hidráulicas e elétricas (relatar para providências necessárias) – prevenindo e evitando irregularidades que possam facilitar a prática de delitos, de incêndios ou de danos, entre outras.
De acordo com a municipalidade, as equipes atenderão vários setores do município, como o Parque da Cidade, o Bosque da Princesa, praças e outros lugares que precisam de vigilância. De início, serão cinco Guardas Municipais na ‘Guarda com Bike’.
Os profissionais também atuam atendendo visitantes, identificando-os e encaminhando-os às unidades procuradas. Além disso, realizam procedimentos necessários para a preservação do patrimônio público municipal, que estão sob vigilância.
“O guarda municipal e os agentes de segurança têm um importante papel para aumentar a segurança da comunidade ao realizar as tarefas que lhes são incumbidas. Neste sentido, atuar de forma preventiva e educativa é fundamental para um trabalho eficaz em prol da população e bens patrimoniais”, avalia o secretário de Proteção e Bem-Estar ao Cidadão, José Sodário Viana.
A Guarda Municipal funciona 24 horas por dia, e o telefone é o 3643-2664.