Pindamonhangaba terá oficina sobre cultura e religiosidade africana na próxima semana

Ação acontece por meio da Secretaria de Cultura e Turismo


Pindamonhangaba receberá a oficina "A Presença das Iyabás nas Artes: Narrativas Ancestrais no Cotidiano". A atividade acontece nos dias 27 e 28 de maio, às 14 horas.

A oficina faz parte do projeto contemplado no Edital de Linguagens Artísticas do Fundo Municipal de Apoio as Políticas Culturais (FMAPC). A  proposta é compartilhar leituras das Iyabás Oxum, Iansã e Iemanjá no imaginário artístico e cultural brasileiro e no cotidiano dos praticantes das religiões afro-brasileiras.

No primeiro dia, a aula será sobre "A Presença e Simbologia das Iyabás nas Artes", e no segundo, haverá espaço para bate-papo e troca de experiências e vivências na religiosidade e cultura africana. Nos dois dias a oficina ocorrerá de forma online, pela plataforma Zoom. Deve-se fazer a inscrição clicando AQUI.

Segundo a diretora de Cultura, Rebeca Guaragna Guedes, "O FMAPC é um mecanismo de financiamento público que ajuda as pessoas a realizarem projetos de natureza artística, e essa oficina faz um recorte das Iyabás, divindades que retratam a energia do feminino onde, por meio das Artes Visuais, tem o objetivo de transmitir conhecimentos de forma poética e reverenciar o sagrado presente na cultura afro-brasileira e a beleza da religião", explicou.

 

Fonte: prefeitura de Pindamonhangaba.