Pindamonhangaba vai debater revisão do Plano Diretor

A revisão do Plano Diretor é uma obrigação legal (Lei Federal 10.257/2001 ? Estatuto da Cidade) e que a cada 10 anos deve ser atualizado.


Com um população de 170 mil moradores, município tem um dos mais altos índices de crescimento demográfico no EstadoCom um população de 170 mil moradores, município tem um dos mais altos índices de crescimento demográfico no Estado (Foto : AgoraVale)Pindamonhangaba prepara uma rodada de debates com autoridades públicas e lideranças para promover a revisão do Plano Diretor do município. O lançamento oficial dos trabalhos será realizado na próxima quarta-feira (21), às 18 horas, no Auditório do Senac.

O Plano Diretor Participativo de Pindamonhangaba visa definir princípios e diretrizes para a ocupação ordenada do espaço urbano, com o objetivo de garantir, pelos próximos anos, o desenvolvimento da cidade de forma equilibrada e qualitativa. A revisão do Plano Diretor é uma obrigação legal (Lei Federal 10.257/2001 – Estatuto da Cidade) e que a cada 10 anos deve ser atualizado.

A revisão e, se necessário as adequações dos dispositivos regulamentadores envolvem a implementação de propostas para ordenamento territorial, proporcionar sustentabilidade e melhores condições de qualidade de vida para a população. Tudo isso com foco na perspectiva de combater as desigualdades na cidade.

Para a elaboração da Revisão do Plano Diretor, que será realizada no período de novembro/2018 a abril/2019, a Prefeitura criou um Núcleo Gestor, composto por profissionais de vários segmentos da Prefeitura de Pindamonhangaba. A Secretaria de Infraestrutura e Planejamento da Prefeitura está à frente da revisão do Plano Diretor, por meio da empresa Geo Brasilis, vencedora do certame licitatório.

“O Plano Diretor é um plano de todos e para todos”, garantiu a secretária de Infraestrutura e Planejamento da Prefeitura, Marcela Franco. De acordo com a secretaria, é de grande importância a presença e participação dos munícipes, inclusive das oficinas que serão realizadas a partir do ano que vem.

A população poderá acompanhar todas as etapas do processo por meio do site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br e da página do Facebook Plano Diretor Pindamonhangaba 2019. Poderá, ainda, participar das oficinas, a partir de janeiro, que serão divididas em setores da cidade para colher informações sobre a realidade.

No total, oito oficinas serão realizadas nas áreas rural e urbana. Após, serão realizadas as audiências públicas, que contribuirão para a formatação do Plano Diretor, antes de ser enviado para a aprovação.