Um veículo equipado com mamógrafo e ultrassom chegou neste final de semana e se instalou na cidade de Piquete, onde permanecerá por pelo menos duas semanas. É a carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde que chega para atender mulheres a partir dos 50 anos, sem necessidade de pedido médico
O governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta quinta-feira, 22, a chegada da carreta. O veículo oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. A carreta oferece exames de mamografia, de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.
“A primeira causa de morte é coração e grandes vasos, que está diminuindo. A segunda causa é o câncer, sendo que o mais preocupante nas mulheres é o de mama. Por isso nós lançamos um programa para prevenção e tratamento do câncer, do qual a carreta faz parte”, afirmou Alckmin., explicou Alckmin sobre a importância dos serviços oferecidos pela carreta na prevenção ao câncer.
As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.
Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, desde que tenham em mãos um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.
O veículo permanecerá no município até o próximo dia 8 de julho, no estacionamento do Hospital Unidade Mista de Saúde, localizado na Avenida Presidente Tancredo Neves, 815.