Polícia Ambiental resgata cachorro vítima de maus-tratos em Pindamonhangaba

Cão foi encaminhado à Médica Veterinária da defesa civil do município


Durante atividade delegada em Pindamonhangaba, a equipe da PM Ambiental foi solicitada pela veterinária do município para averiguar uma situação de maus-tratos pelo bairro Jardim Imperial. Na manhã dessa terça-feira (8), a equipe juntamente com a veterinária deslocaram até o local da denúncia onde foi verificado inicialmente no quintal da residência, um cão sem raça definida, pelagem preta, e ao chamarmos pelo residente, fomos atendidos pela tutora do animal, apresentando o animal para vistoria.

Tratava-se de uma fêmea, com coloração preta, de pequeno porte, com ausência de pelagem, machucados, liquenificação, dermatite seborreica, prurido intenso, caquexia, odor fétido, músculos traseiros um pouco atrofiados, e estava solta no quintal.

A Médica Veterinária, atestou maus tratos através de laudo veterinário, o animal não recebeu atendimento veterinário ao que levou a um estado clínico generalizado, causando emagrecimento e apatia, também não possui nome, evidenciando ainda a ausência de vínculo emocional da tutora.

Questionada a autora quanto ao que estava ocorrendo com o cão, haja vista as condições acima descritas, informou que recolheu o animal que estava abandonado próximo a um córrego, e que está cuidando há aproximadamente 5 anos, porém, não gosta de animais, e por dó cuidou.

Diante do verificado, o animal e tutora foram conduzidos à 1° Delegacia de Polícia Civil, na central de flagrantes, e apresentada a ocorrência à Autoridade de Polícia Judiciária, que determinou a lavratura do BO.PC, permanecendo autora à disposição da Justiça.

Ficou consignado no Boletim de Ocorrência a destinação do cão à Médica Veterinária da defesa civil do município. Pela Polícia Ambiental foi lavrado o Auto de Infração Ambiental correspondente, "por praticar ato de maus tratos a animal doméstico", valorado em R$ 3000,00, conforme Artigo 29 da Resolução SIMA 05/21.