Por que as roupas femininas geralmente não têm bolsos?

Entenda a justificativa histórica para os modelos de roupas femininas


Muitas mulheres já passaram pela situação de sair de casa sem ter onde guardar o celular ou o dinheiro. Algumas vezes, você adquire peças de roupas femininas, como shorts e calças, e só depois, no dia a dia, descobre que o bolso era falso ou insuficiente para guardar aquilo que você precisava.

O motivo para isso é uma causa política. Afinal, quando os bolsos foram "criados", apenas os homens realmente tinham o que guardar, pois eles tinham o controle financeiro e social da família. Para as mulheres, restava apenas encaixar na bolsa o que elas precisassem, como um lenço.

Em 1954, o estilista Christian Dior disse uma de suas frases polêmicas, mas que resumiria o motivo das roupas femininas não terem bolso. Segundo ele, "homens têm bolsos para guardar as coisas. As mulheres, para decoração".

Quando surgiram os bolsos

Os bolsos são uma invenção do século XVII, para substituir as algibeiras - outra peça que homens e mulheres carregavam por baixo das roupas, que permitia armazenar os objetos em segurança.

No entanto, essa transformação aconteceu apenas para os homens, porque as mulheres continuaram carregando essas bolsas por baixo das roupas. Para torná-las mais "especiais", geralmente eram coloridas ou cravejadas com outros adornos.

Uma outra questão apontada por historiadores tem a ver com a emancipação feminina. Ao não permitir que mulheres saíssem de casa carregando o que elas precisassem, elas deveriam contar com a companhia de outras mulheres, ou ainda não poderiam ficar muito tempo foras do ambiente doméstico.

Bolsos e a Revolução Industrial

Já no século XX, após a Revolução Industrial, as mulheres passaram a ter um pouco mais de liberdade - ainda que bastante restrita. Foi permitido, por necessidade, que muitas delas fossem trabalhar em fábricas, obrigando a ter peças adaptadas para as suas funções. Assim surgiu a calça feminina, mas ainda sem bolso.

Os modelos femininos de calças eram confeccionados muito semelhantes aos dos homens, mas as fábricas ainda não colocavam a possibilidade de bolsos. Desta vez, a justificativa é que colocar bolsos em calças deixaria os modelos muito "masculinos", pois a ideia desse pequeno e importante detalhe já estava muito associada à realidade dos homens.

Como é a situação hoje

Atualmente, no século XXI, muitas calças ainda não possuem bolso, uma herança direta do pensamento do passado. Alguns modelos usam o bolso apenas como um enfeite para os modelos, não tendo uma verdadeira função, pois são costurados ou pequenos demais.

No entanto, isso já começa a mudar. Comprovando a habilidade de representar e alterar a realidade, muitas empresas do ramo da moda começam a incluir os bolsos em seus modelos de calças, shorts, camisas e até mesmo vestidos. Afinal, mais do que um detalhe, ter a possibilidade de carregar os próprios pertences significa mais liberdade e autonomia para as mulheres.