A Prefeitura de Caçapava, em parceria com o Centro de Abordagem Social - Casa de Passagem, inicia nesta terça-feira (28), a Operação Inverno. A ação tem o objetivo de intensificar a abordagem às pessoas em situação de rua durante a estação mais fria do ano, ofertando os serviços desses equipamentos.
O trabalho consiste em fazer com que as pessoas em situação de rua recebam um acolhimento humanizado, que faz toda a diferença neste momento, com tratamento adequado, em ambiente seguro, evitando doenças causadas por exposição ao tempo frio, e até mortes. Se necessário, também é acionado o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O serviço de acolhimento no Município foi ampliado e atualmente oferece 20 vagas para pernoite com café da manhã incluso. São respeitadas as recomendações de distanciamento social e medidas sanitárias. As equipes técnicas farão rondas diárias nos períodos manhã e noite, em locais do município já mapeados pelos técnicos.
Funcionamento
Abordagens: às 7h e às 18h30.
Banho e Janta: a partir das 18h
Para usuários que pernoitarem: servido café da manhã às 6h30
Para os trecheiros (pessoas de outros municípios que buscam os serviços no município): café da manhã até 9h.
Para pessoas de Caçapavaem situação de rua e trecheiros: almoço às 11h
Ação Conjunta
Participam da Operação Inverno a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, a Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana e Fusam.
Das 20h até às 22h a Defesa Civil ficará de prontidão para ocorrências e telefonemas emergenciais pelo número 199.
Das 22h às 6h, havendo ocorrência, deve ser acionada a GCM - Guarda Civil Municipal pelo Centro de Operações Integradas (COI) pelo telefone 153 ou 3655-4617 (WhatsApp). Para os atendimentos emergenciais, a Guarda Civil acionará a ambulância da Fusam.
Doações
Quem desejar colaborar com a Operação Inverno doando agasalhos, roupas diversas, meias, calçados, toalhas e cobertores, pode entrar em contato com o Centro de Abordagem Social - Casa de Passagem, pelo telefone: 3652-9242. A maioria da população em situação de rua é masculina.
O Centro de Abordagem fica na Rua João Moreira da Costa, 167 - Vila Resende.