Prefeitura de São José dos Campos está com 220 vagas para castração de cães

Inscrição deve ser feita até às 15h, no Ilga Plusplatais, no Jardim Ismênia


A Prefeitura de São José dos Campos está com 220 vagas em aberto para a castração de cães com até 20kg, remanescentes das inscrições do Meu Pet Feliz que começaram na quarta-feira (26), exclusivamente para moradores do Jardim Ismênia. Com isso, moradores de qualquer região da cidade podem ir nesta sexta-feira (28), até às 15h, na Emef Professora Ilga Pusplatais, para realizar a inscrição.

A escola fica na rua Uberlândia, 465, no Jardim Ismênia e as castrações irão acontecer no sábado (29) e no domingo (30). Os procedimentos serão realizados com o auxílio do Castramóvel.

Critérios

Podem se inscrever quem mora prioritariamente no bairro Jardim Ismênia ou em bairros próximos, maiores de 21 anos. É preciso apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de endereço. Quem tem mais de 60 anos precisa indicar um condutor com idade inferior para conduzir o animal no dia da cirurgia e ter condições físicas de carregá-lo sob efeito de anestésico no pós-operatório.

Animais

Animais que participam do programa Meu Pet Feliz não podem ser usados para fins comerciais ou de competições. Para serem castrados, todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos e nem apresentarem doenças (como doenças de pele aparentes), desgaste físico ou anemia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Poderão ser castrados cães com até 20 kg, de 6 meses a 8 anos e cães com até 25 kg, de 6 meses a 6 anos.
Cães com mais 20 kg até 40 kg, de 6 meses a 6 anos serão atendidos de acordo com a quantidade de senhas para essa categoria e capacidade de atendimento da equipe médica veterinária.

Observações

Poderão ser castrados até 2 animais por CPF. Cada inscrito deve levar a própria garrafa de água e caneta esferográfica azul. O uso de máscara é obrigatório e todos devem manter distanciamento de 2 metros.

Não será permitida a entrada de crianças e jovens com menos de 21 anos. Tutores que não comparecerem no dia da cirurgia com os respectivos animais não poderão fazer novas inscrições no programa por 120 dias.

Não serão castrados cães e gatos braquicefálicos (focinho achatado), cães das raças Pug, Bulldog Francês e Inglês, Boston Terrier, Boxer, Shih Tzu, Ihasa Apso, Pequinês, gatos persa, e outros.

Balanço

Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas 14.078 castrações, sendo 7.105 fêmeas caninas, 3.990 machos caninos, 1.883 fêmeas felinas e 1.100 machos felinos. Desse total, 3.316 foram feitas pelo Castramóvel.

O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.

 

Fonte: Prefeitura de SJC.

anuncio