A Prefeitura de Taubaté iniciou os serviços de desassoreamento no córrego do bairro Santa Tereza, com a entrada de maquinário para a limpeza e remoção de lixo acumulado no local. A ação tem como objetivo melhorar o escoamento da água, reduzir o risco de novos transbordamentos e minimizar impactos durante o período de chuvas.
Equipes da Secretaria de Obras também atuarão na limpeza das bocas de lobo, após o escoamento da água, além do apoio da Secretaria de Serviços Públicos para a limpeza da área. Os trabalhos foram iniciados após a chuva intensa registrada desde a tarde de segunda-feira (9), que provocou alagamentos no bairro Santa Tereza.
Segundo a Prefeitura, cerca de 120 residências foram afetadas, com registro de alagamento em cinco ruas da região. Durante a ocorrência, 32 pessoas precisaram ser abrigadas na Escola Municipal Professora Docelina Silva de Campos Coelho, sendo 26 adultos e seis crianças.
Com apoio do Fussta (Fundo Social de Solidariedade de Taubaté) e da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, foi montado um espaço de acolhimento no local. As famílias foram acomodadas em salas de aula, com colchões e roupas, além de receberem alimentação durante a noite.
Ao todo, foram 80 famílias afetadas, totalizando 290 pessoas cadastradas para atendimento social. O plano de emergência da Prefeitura foi acionado para o atendimento imediato às famílias, com atuação integrada da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, policiais militares do Baep (com apoio de bote salva-vidas), Samu, Fundo Social e equipes de assistência social. Toda a operação foi coordenada pela Defesa Civil.
Nesta terça-feira (10), a Defesa Civil realiza vistoria em todos os imóveis atingidos, para avaliação dos danos e orientação aos moradores. O atendimento social às famílias permanece ativo, com acompanhamento contínuo das equipes do município.
Como canal oficial para doações e solicitação de apoio, o WhatsApp do Fussta (12) 99185-9193está disponível para orientações, triagem e encaminhamentos. As cestas básicas podem ser entregues no Banco de Alimentos, no Jardim das Nações, enquanto materiais, móveis e eletrodomésticos devem ser encaminhados à sede do Fussta, no bairro Santa Fé.