Prefeitura de Taubaté oficializa Escola Cívico-Militar no bairro São Gonçalo

O evento contou com a presença do Ministro do Estado da Educação, Milton Ribeiro e de Deputados Estaduais


Prefeitura de Taubaté oficializa Escola Cívico-Militar no bairro São Gonçalo em TaubatéPrefeitura de Taubaté oficializa Escola Cívico-Militar no bairro São Gonçalo em Taubaté (Foto : AgoraVale)

Nesta segunda-feira (23), a Prefeitura de Taubaté oficializou a transição da EMEF Professor Lafayette Rodrigues Pereira, no bairro São Gonçalo, em uma unidade modelo do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim).

Por estar situada em uma região de grande vulnerabilidade social, a escola foi escolhida entre as demais da rede municipal. Com o novo sistema, a meta é focar na melhoria dos indicadores educacionais, passando a adotar um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares, em oficinas ofertadas no contraturno das aulas regulares.

Durante o evento, o Ministro do Estado da Educação, Milton Ribeiro, agradeceu ao Prefeito e equipe pelo apoio de implantar uma escola deste modelo no município. 

"Eu gostaria de agradecer ao senhor prefeito e toda sua equipe pelo apoio, e aos deputados que estão aqui comigo, que vieram prestigiar este evento, pois juntos vamos construir um Brasil melhor".

"Parabéns pela nova escola Cívico Militar em Taubaté, mais de 300 cidades no Brasil estão na fila de espera e gostariam de ter essa oportunidade, mas que por questões de orçamento não é possível atender ao pedido. Mas aqui na cidade de Taubaté, estaremos atendendo e contribuindo com tudo o que pudermos! Mais uma vez, parabéns a todos", finalizou o Ministro da Educação.

O objetivo do Programa das Escolas Cívico-Militares, é combater as desigualdades de oportunidade, promovendo uma formação humana e cívica a partir de uma educação de qualidade, aprimorando o aluno em sua formação ética, valorizando suas competências e habilidades estimulando sua capacidade de transformação da realidade no ambiente em que está inserido.

Atualmente, a escola atende 471 alunos de 6 a 14 anos, dos Ensinos Fundamental I e II e EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de ofertar aulas em período Integral. A unidade escolar conta também com aulas de reforço e atividades com professor especialista. No momento, a prioridade no atendimento é direcionada a alunos que já estão matriculados na unidade do São Gonçalo e para a população que reside próxima a escola.