Presentes para o Dia das Crianças que podem ajudar a evitar o sedentarismo

Há opções de brinquedos com base em estímulos indicados para cada faixa etária


Com as restrições do Covid e com aulas remotas, as crianças passaram mais tempo sentadas frente às telas e movimentando menos o corpo. De acordo com estudos realizados pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com famílias brasileiras com crianças abaixo de 13 anos, antes do distanciamento, 67,8% das crianças praticavam atividade física pelo menos duas vezes na semana, tendo esse número reduzido para 9,77% no primeiro mês do isolamento.

A falta de exercícios regulares nessa faixa etária pode gerar prejuízos futuros à saúde. Isso porque o sedentarismo está associado ao desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão, mesmo em idades precoces. 

Entretanto, a prática de atividade física contribui para o crescimento e desenvolvimento saudável. Por isso, cabe aos pais ou responsáveis estimular o hábito nas crianças. Vale lembrar que não é preciso dispor de muitos recursos ou instalações especiais para que seja possível incentivar o envolvimento delas. 

Recentemente, o Ministério da Saúde lançou o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira. A publicação incentiva a prática regular em diversos contextos, grupos e ciclos de vida, inclusive na infância, e mostra que manter uma vida ativa pode ser mais fácil do que parece. 

Aproveitando que o Dia das Crianças está chegando, veja, a seguir, algumas recomendações contidas no guia e sugestões de presentes para manter a garotada agitada. 

Crianças de até 1 ano: são indicados brincadeiras e jogos que envolvam atividades que deixem a criança de barriga para baixo (de bruços) ou sentada, movimentando braços e pernas, e que estimulem a criança a alcançar, segurar, puxar, empurrar, engatinhar, rastejar, rolar, equilibrar-se com ou sem apoio, sentar e levantar.

São boas opções de brinquedos para presentear: móbile; chocalhos; livrinhos de pano ou plástico; brinquedos que emitem sons, por meio de botões de apertar; brinquedos de girar ou empurrar; e tapete de atividades. 

Crianças de 1 a 2 anos: para essa etapa recomenda-se brincadeiras e jogos que envolvam atividades como se equilibrar nos dois pés, se equilibrar em um pé só, girar, rastejar, andar, correr, saltar, escalar, pular, arremessar, lançar, quicar e segurar.

Exemplos de presentes: brinquedos de empurrar ou puxar; de montar e desmontar; blocos de empilhar; cavalinho de balanço; bolas.

Crianças de 3 a 5 anos: com os ganhos da fase anterior, agora opte por brincadeiras e jogos que envolvam atividades como caminhar, correr, girar, chutar, arremessar, saltar e atravessar ou escalar objetos.

Brinquedos excelentes para essa faixa etária são: triciclo; carrinho grande de puxar; bolhas de sabão; instrumentos musicais como pandeiros, pianinhos, trombetas e tambores; jogos e quebra-cabeças; blocos de formas e tamanhos variados; livros infantis.

Crianças acima de 6 anos: nessa faixa etária, a criança já começa a externalizar suas preferências. Incentive a prática entre as variadas possibilidades de atividades físicas, como jogos, práticas corporais, danças e esportes.

Considere os seguintes brinquedos: bicicletas, patins, skate, patinetes, jogos eletrônicos com movimentos e artigos esportivos. 

Cuidados para prática da atividade física

Essas atividades devem ser alegres, seguras, supervisionadas pelos pais ou responsáveis e de acordo com a idade da criança. Também é importante que os pequenos estejam usando roupas adequadas, como tênis infantil Nike, boné e camisa de manga longa, ou até equipamento de proteção, como capacete e joelheiras, dependendo da atividade. Esses cuidados, além de garantir maior satisfação para a criança, previnem os acidentes.