Os trabalhos de pintura seguem até a próxima sexta (27) (Foto : Divulgação SAP)Reeducandos do regime semiaberto de cinco presídios estão dando um novo aspecto à escolas do Vale do Paraíba. São 125 detentos que foram selecionados para receber qualificação profissional por meio de aulas práticas de pintura de prédios públicos, graças a uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI).
Segundo a SAP, nesta etapa dos trabalhos, serão contempladas as cidades de Taubaté, Tremembé, São José dos Campos e Potim, sendo pintadas escolas estaduais e municipais. Essa ação é uma aliança entre a SDECTI, a SAP, a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e as secretarias municipais de educação.
Os cursos possuem dois módulos, divididos em 25 horas de aulas teóricas e 75 horas de aulas práticas. Os municípios foram escolhidos de acordo com a demanda de homens e mulheres privados de liberdade na região. Na rede estadual, sempre nos meses que antecedem a volta às aulas, a SEE organiza atividades práticas de manutenção e limpeza nos prédios.
Na região do Vale do Paraíba, participam reeducandos da Penitenciária 1 de Tremembé, da Penitenciária 2 de Potim, do Centro de Ressocialização Feminino de São José dos Campos, do Centro de Progressão Penitenciária de Tremembé e da Penitenciária Feminina 2 de Tremembé.
A pintura nas escolas feita por presos do regime semiaberto se estende até a próxima sexta-feira (27).