Professor de Educação Física, UNA morre aos 93 anos

Alfredo de Andrade "Professor UNA"


Com pesar, informo o falecimento do professor de Educação Física e Mestre Universitário Alfredo de Andrade, conhecido como Professor UNA.

Foi atleta de voleibol, técnico de vários clubes regionais, estaduais e internacionais; professor e membro da Academia Pindamonhangabense de Letras.

Troféu Bandeirante de Voleibol - AESJ 1968 - Em pé: Wilson Bombarda, Alfredo de Andrade (Una), Ditão, Eduardo, Procópio e José Miragaia Ferri (diretor de Esportes). Agachados: Tinho, Domingos, Serginho e Baiano.Troféu Bandeirante de Voleibol - AESJ 1968 - Em pé: Wilson Bombarda, Alfredo de Andrade (Una), Ditão, Eduardo, Procópio e José Miragaia Ferri (diretor de Esportes). Agachados: Tinho, Domingos, Serginho e Baiano. (Foto : museudeesportes.sjc.sp.gov.br)

Professor Alfredo de Andrade "Professor UNA", nasceu em Mogi das Cruzes/SP, em 02 de novembro de 1928, filatelista e mestre em educação física.

Foi um dos fundadores do curso de Educação Física da UNITAU, apaixonado pelo Voleibol, esporte este, que o fez jogador, técnico e campeão.

Nos anos 50, o jogador UNA veio de São Paulo capital, para uma partida conta a seleção de voleibol de Pindamonhangaba onde foram vencedores.

Em 1956 conheceu Maria Helena Giúdice de Andrade , também formada em Educação Física, atleta, técnica e vencedora de vários títulos, com quem se casou e tiveram quatro filhos, Alfredo Luiz (Janjão), Luiz Carlos, Márcia e Lúcia.

Lecionou em diversas escolas de Pindamonhangaba, em especial nos anos 70, 80 e 90 na escola Estadual de 1º e 2º Grau Dr. Alfredo PUJOL, quando tive o prazer de ser seu Aluno e com o passar do tempo, nos tornamos grandes Amigos.

"Quem lembra dos alunos do professor UNA, pedindo material de construção, cidade afora, para a construção da quadra de esporte existente até hoje na escola Dr. Alfredo Pujol?.

Diversos campeonatos e torneios de voleibol foram realizados pelo mestre UNA, a ponto de interditar a rua Bicudo Leme no centro de Pindamonhangaba e preencher a mesma com areia, tornando a rua em uma imensa quadra de vôlei de areia, para realizar seu torneio regional".

Com sua fama de crítico ele afirma, "Na minha profissão, eu sou o melhor professor, eu tenho Direito, eu tenho Filosofia, eu tenho USP São Paulo e sou Professor Primário..."

Nos deixa um legado de Seriedade, Educação, Saúde e Prosperidade, aos 93 anos de muitas Realizações e Ensinamentos!

Confira entrevista realizada pela prefeitura de Pindamonhangaba, em 19 de junho de 2019.