Professores da rede municipal de ensino de Pinda recebem curso no campo da Astronomia

Ação é promovida por convênio firmado com a USP


Em um convênio firmado com a Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP), em 2021, professores da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba recebem o curso "Metodologias Ativas no Ensino de Ciências da Natureza", ministrado pela professora da rede municipal há 15 anos, Fernanda Ataide. Com o intuito de trazer ações para formação continuada e aperfeiçoamento do corpo docente, o curso tem um enfoque no eixo temático Terra e Universo, trabalhando a Astronomia sob a luz da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Com a implementação da BNCC, em 2017, a área de física ganhou espaço também nos anos iniciais do ensino fundamental. Pensando numa forma de ensino espiral onde os conceitos são vistos nos anos iniciais, e aprofundados nos anos seguintes, a introdução da física nos anos iniciais traz uma base consolidada para o ensino. Segundo Fernanda, a ideia deste curso surgiu após a aplicação de uma pesquisa com os professores da rede municipal que constatou a defasagem de conhecimento no campo de Astronomia, gerada na formação dos professores.

Neste curso de formação continuada, que vem acontecendo de forma híbrida, com encontros presenciais e encontros online, estão sendo trabalhados os conteúdos de Astronomia, com a utilização de metodologias ativas de ensino, como Team Based Learning (TBL - Aprendizagem por Times), sala de aula invertida e atividades investigativas.

Uma das atividades realizadas durante o curso de formação, que se estendeu também para as unidades escolares, foi relacionada à utilização de "gnômon", para traçar os pontos cardeais. "Gnômon é uma haste perpendicular ao solo, a qual foi utilizada para a medição da posição da sombra, projetada no chão em dois momentos do dia (antes e após ao meio dia). A partir destes dois pontos, é possível identificar os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste)", explica Fernanda Ataide.

Essa atividade foi desenvolvida nos dias 16 e 17, nas Escolas Municipais João Cesário e Lauro Vicente de Azevedo, e contou com a participação também dos pais e responsáveis pelos alunos durante a realização da atividade. Além destas, também estão participando dos cursos as Escolas Municipais Dr. Francisco de Assis César e Prof. Rachel de Aguiar Loberto.

Outras atividades a serem realizadas durante este curso, são palestras com astrônomos e físicos sobre os encantamentos da Astronomia; atividade de observação do céu noturno (com uso de telescópios); construção e instalação de relógios de sol nas unidades participantes; e visita do planetário móvel da USP nas escolas.

Para a secretária de Educação, Luciana Ferreira, "essa é uma oportunidade para auxiliar na formação continuada dos nossos professores, além de criar uma base cada vez mais sólida para um ensino público de qualidade para o município".

 

Fonte: Prefeitura de Pinda.