Programa habitacional busca beneficiar 1.000 famílias em Pindamonhangaba

Proposta foi apresentada pela Gerdau em plano inédito de beneficio


A siderúrgica Gerdau apresentou ao prefeito Dr. Isael Domingues, ainda na manhã desta segunda-feira (4), um inédito programa que irá mudar o panorama da habitação de cerca de 1.000 famílias em Pindamonhangaba, ao longo de dez anos. Batizado de "Reforma que Transforma", a ação investirá R$ 40 milhões em doze municípios e contribuirá para melhorar as condições de mais de 13 mil habitações de baixa renda em todo o Brasil, a partir do ano que vem.

 

Dr. Isael Domingues, Felipe César, Luciana Ferreira, Ana Paula Miranda, Fernando Marini Pereira, Vinicius Antunes Coelho Junior, Paulo do Amaral Boneff, Flavio Santos Pereira, Gleise Anne de Souza Almeida, José Osvaldo dos Santos JúniorDr. Isael Domingues, Felipe César, Luciana Ferreira, Ana Paula Miranda, Fernando Marini Pereira, Vinicius Antunes Coelho Junior, Paulo do Amaral Boneff, Flavio Santos Pereira, Gleise Anne de Souza Almeida, José Osvaldo dos Santos Júnior (Foto : Prefeitura de Pinda)

Nessa primeira etapa, a empresa oferecerá às famílias duas alternativas: crédito a juros abaixo do mercado e doação integral da reforma realizada pelo projeto, conforme premissas de vulnerabilidade social. Para o prefeito Dr. Isael Domingues, o programa tem uma envergadura muito robusta. "Primeiro queremos agradecer ao grupo Gerdau por escolher Pindamonhangaba para receber esse programa inédito. A Gerdau, que durante toda a pandemia de combate ao Covid-19 participou com doação e forte apoio às nossas ações, mais uma vez demonstra sua preocupação social com a sociedade em que está inserida", ressaltou Dr. Isael.

A prefeitura irá participar do programa identificando as famílias beneficiadas e atuando juntamente com o parceiro executor do programa, a empresa Nova Vivenda. Para isso serão definidos os critérios junto com a Secretarias de Assistência Social e a ideia é fazer a reforma no aposento com maior insalubridade, de forma que o projeto alcance um maior número de casas impactadas.

Do total das famílias que serão beneficiadas pelo projeto, 70% terão acesso a esse crédito com juros abaixo do mercado e os 30% restantes terão a reforma paga pela empresa. Após a pré-seleção das residências cadastradas, a segunda fase desse processo incluirá uma visita de diagnóstico, feita por especialistas, na qual será identificada as vulnerabilidades das residências.

O programa também realizará reformas urgentes em moradias insalubres a partir da identificação do cômodo da casa com maior vulnerabilidade. A execução é feita com um kit reforma que entrega a obra em sete dias, permitindo o controle do tempo e dos custos para ganhar escala. Além disso, será possível ter acesso a um crédito subsidiado, com taxas de juros abaixo do mercado, para efetuar a reforma - os recursos arrecadados retornam para o programa, beneficiando outra família e assim por diante.

"O Reforma Que Transforma foi estruturado a partir da identificação de três problemas que cercam a habitação no Brasil: obras sem assessoria técnica, qualificação da mão de obra e falta de acesso a crédito", diz Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau.