A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, está desenvolvendo capacitação sobre gestão para os comerciantes do distrito de São Silvestre, em Jacareí. A ação faz parte dos projetos para desenvolvimento sociocultural e econômico das comunidades em que a empresa atua.
O grupo é composto por cerca de 35 comerciantes de lojas, bares, restaurantes, mercearias, entre outros estabelecimentos, que buscam melhorias para o seu negócio. A conclusão está prevista para novembro e a expectativa é de que o aprendizado traga uma nova perspectiva econômica para os comerciantes.
"O objetivo é fortalecer a economia local, potencializando as atividades que eles já realizam. Como os comerciantes já possuem experiência de mercado, agora, eles receberão capacitações para aprimorar a gestão financeira e organizacional, para que tenham melhor resultado e, consequentemente, melhor renda", diz Adriano Martins, consultor de Sustentabilidade da Fibria.
As aulas são realizadas mensalmente e ministradas por técnicos do SEBRAE. Apesar de recente, o curso já tem surtido efeito. "Eu tinha algum conhecimento, porém, não o colocava em prática. Agora, comecei a aplicar e já vi que muita coisa melhorou, principalmente no que diz respeito à organização do fluxo de caixa e do capital de giro", diz a comerciante Cláudia Diamantino Oliveira Fonseca, de 42 anos, que administra uma loja de roupas no distrito.
Para a comerciante Ana Paula de Oliveira, de 33 anos, que participa junto com a mãe, a expectativa é que a capacitação auxilie no fortalecimento econômico e estratégico da empresa de buffet da família. "Espero aprimorar meus conhecimentos, melhorar o nosso trabalho e o atendimento que realizamos. Apesar da crise financeira que o mercado atravessa, acredito que a iniciativa seja a melhor maneira de explorar novas ideias para o nosso negócio", completa a comerciante.