Os aplicativos de transporte, como Uber e 99, estão entre os mais usados entre os brasileiros. A popularidade desses aplicativos se tornou tão grande que mudou a maneira de muitas pessoas se locomoverem pela cidade, além de criar uma possibilidade de renda para quem deseja ampliar o orçamento ou até mesmo para quem está desempregado.
Mas nem sempre as histórias relacionadas ao Uber são tão positivas. Com o crescimento da popularidade do aplicativo, se tornaram cada vez mais comuns as histórias de pessoas que esqueceram pertences nos veículos. Alguns dos objetos podem ser bastante inusitados, segundo revelam alguns dos motoristas de aplicativos.
De acordo com um levantamento da Uber, os dias da semana em que as pessoas mais esquecem seus objetos pessoais são sexta-feira e sábado, normalmente entre as 21h e 23h. A companhia informa ainda que dezembro é o mês que costuma registrar mais esquecimentos, especialmente nos dias 7,8,14,15 e 21.
No Brasil, a cidade que lidera o ranking dos esquecimentos é Petrolina, em Pernambuco. Em seguida estão Governador Valadares (MG), São Paulo (SP), Porto Velho (RO) e Santa Maria (RS). Veja abaixo os objetos mais esquecidos.
Carteira ou bolsa
Principalmente pela facilidade de pagar a corrida diretamente pelo celular, muitas pessoas acabam se esquecendo de suas carteiras e bolsas nos carros. Porém, pode ser bastante simples resolver: ao dar conta do seu esquecimento, comunique imediatamente o motorista pelo próprio aplicativo.
Roupas
Na sequência de bolsas e carteiras, peças de roupa são os pertences mais esquecidos nos carros. E isso pode ser desde jaquetas a peças íntimas, de acordo com os motoristas.
Celulares
Os aparelhos de celular também são frequentemente esquecidos. Seja porque escorregaram do bolso ou porque os donos simplesmente não lembraram de pegá-los antes de sair do veículo, esse é o terceiro item mais deixado nos carros de motoristas de aplicativos.
Porém, em relação ao celular, tem um fato agravante: pode ficar difícil comunicar ao motorista o fato ocorrido. Nesses casos, o mais adequado é buscar uma assistência por outros canais, seja pela própria empresa do aplicativo ou usando outro aparelho para se conectar à sua conta.
Como reaver quaisquer pertences
É sempre possível entrar em contato com o motorista ou com a empresa, mas isso deve ser feito o quanto antes. Afinal, se o motorista também não der conta do ocorrido, pode ser que ele pegue outro passageiro que nem sempre estará bem intencionado ao ver que um desses itens foi deixado pelo usuário anterior.
Principalmente no caso de perdas de maior valor, como a perda de smartphones, o prejuízo pode ser grande. Ainda que tenha seguro-celular, o esquecimento do aparelho não configura um caso de ressarcimento, de acordo com o contrato de diversas seguradoras.
O ideal, portanto, é agir com bastante atenção para não esquecer nada e, caso esqueça, comunicar imediatamente o motorista.