A piscina é, sem dúvidas, um dos objetos de desejo de boa parte dos brasileiros, principalmente daqueles que moram em locais em que o calor é mais intenso durante boa parte do ano. Aliás, não é tão incomum ver piscinas nas casas dos brasileiros, sobretudo em casas de veraneio e chácaras, por exemplo, que ficam mais afastadas das áreas urbanas.
Afinal, a piscina serve como o lazer perfeito para curtir com os amigos e com a família, ou para simplesmente relaxar e se refrescar nos dias mais quentes. E se você está querendo construir uma piscina de alvenaria e não sabe como começar a construir o seu sonho, veja as dicas abaixo!
O que é necessário saber para construir
A piscina de alvenaria, como o próprio nome indica, é construída por um terreno escavado e amplo onde não há canos passando pela área, com colunas e vigas para sustentar a estrutura da piscina. O ideal é contratar um profissional para fazer a obra, pois ao fazer sozinho, é passível de correr riscos que podem colocar em perigo a diversão de ter uma piscina.
Por cima, na superfície da piscina, é necessário revesti-la para que a limpeza seja mais fácil, além de evitar acidentes com deslizes. Normalmente, são usados azulejos, pastilhas de cerâmica e pedras para ajudar a deixar a piscina mais útil e bonita.
Tudo isso deve ser colocado na balança na hora de construir a piscina de alvenaria: o tamanho, a real necessidade da sua família, os materiais que deseja usar e o seu orçamento para a construção. Outra dica importante é analisar o nível de profundidade que você deseja, pois, se tiver crianças em casa, é preferível piscinas mais rasas ou de vários níveis para evitar acidentes.
Qual material escolher?
Uma dúvida recorrente é sobre qual material escolher para a construção da piscina: de fibra de vidro ou de alvenaria. A resposta vai depender do seu orçamento, pois os dois tipos de materiais têm seus prós e contras. A piscina de fibra é mais indicada para quem quer uma piscina mais prática e em pouco tempo. No entanto, a piscina de alvenaria é muito mais indicada por motivos de resistência, além de ser mais passível de ser modificada, de acordo com os gostos do cliente.
Outra dica importante é atentar-se à qualidade do material de construção, que deve ser bom e de marcas confiáveis, para que a estrutura da piscina não seja comprometida.