Os devotos de Nossa Senhora Aparecida ganharam um novo atrativo na Cidade do Romeiro. Trata-se do Trem do Devoto inaugurado na manhã desta sexta-feira (5) que vai percorrer um trajeto de 1,4 quilômetros em cerca de 15 minutos. O itinerário passa por 20 cenários que retratam os mistérios do Rosário, em um total de 128 esculturas. A implantação do trem é da Bontur, que opera os Bondinhos Aéreos já há 5 anos no Santuário.
Com capacidade para 60 pessoas em cada uma das duas locomotivas, o trem traz um conceito de locomotiva do século XIX. O embarque pode ser realizado na Estação Cidade, dentro da Cidade do Romero, que é um centro comercial e espaço de acolhida aos romeiros, próximo ao Santuário Nacional e ao Hotel Rainha do Brasil. O destino da viagem é a estação instalada no Porto Itaguaçu, local onde se iniciou toda a história de devoção à Nossa Senhora Aparecida, com o encontro da imagem em 1717, nas águas do Rio Paraíba. O visitante que preferir fazer o Caminho a pé e embarcar na Estação Porto, para voltar a Cidade do Romeiro, também é possível. O ticket pode ser adquirido para ida e volta ou apenas para uma viagem.
Nos mistérios dolorosos, a cena da crucificação de Jesus. (Foto : João Velasco/AgoraVale)O percurso passa por todo o Caminho do Rosário, oferecendo assim maior facilidade de visita ao público idoso e pessoas com deficiência. "O Trem do Devoto é uma possibilidade para essas pessoas, sendo totalmente acessível, tanto o trem quanto as estações, nós estamos possibilitando uma maior oportunidade de visitação e de experiência de fé para todas as pessoas", reforçou padre Luiz Cláudio Alves, reitor do Santuário.
Para o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, "este novo atrativo de Aparecida chega para incrementar o fluxo turístico religioso que já recebe mais de 13 milhões de pessoas por ano movidas pela fé".
Estiveram presentes na inauguração o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, o reitor do Santuário, padre Carlos Eduardo Catalfo, os investidores parceiros das obras, a Bontur e Duarte Empreendimentos, o superior provincial dos Missionários Redentoristas de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva, colaboradores do Santuário, romeiros e autoridades da cidade de Aparecida.
O percurso custa R$10 por trecho. Idosos e crianças pagam meia, mediante apresentação de documento com foto. Inicialmente, o funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, aos sábados, das 8h às 18h, e aos domingos, das 8h às 16h.