São José sedia encontro para discutir Rota da Luz

ACIs de municípios da rota turística Mogi-Aparecida se reuniram para falar sobre a rota turística




São José dos Campos sediou na manhã desta quinta-feira (26) um encontro para discutir os benefícios da Rota da Luz, roteiro turístico desenvolvido pelo Governo Estadual com um caminhão que liga Mogi das Cruzes a Aparecida. A reunião contou com representantes de Associações Comerciais e lideranças de noves cidades da região e aconteceu da sede da ACI (Associação Comercial e Industrial).

A reunião foi presidida pelo secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko. O objetivo foi integrar ao projeto as Associações Comerciais das cidades que estão no trajeto da Rota da Luz: Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Moreira César e Aparecida. Essas cidades pertencem às Regiões Administrativas 3 e 6 da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), que apoia o projeto.

A Rota da Luz faz parte do programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Cultura do Estado, e tem como proposta uma jornada de fé, reflexão e meditação. Além disso, o objetivo é diminuir a quantidade de romeiros que realizam peregrinação até Aparecida pelas margens da Via Dutra, oferecendo um caminhão mais seguro.

A rota
O traçado da Rota da Luz é formado por estradas secundárias, somando 201 km, que passam por nove municípios, partindo de Mogi das Cruzes com destino a Guararema, em um percurso de 25,8 km. De lá, segue por 23,7 km em direção a Santa Branca. Depois, mais 36,7 km até Paraibuna, mais 30,8 km até Redenção da Serra. O percurso segue até Pindamonhangaba por mais 28,05 km, depois mais 12,75 km até Roseira. Deste ponto, são mais 9km até o destino final: Aparecida.

No início da caminhada, o peregrino que se inscreveu oficialmente na jornada de Mogi a Aparecida recebe um passaporte, que deve ser carimbado a cada parada. Ao final da jornada, o passaporte do peregrino é trocado por um certificado, atestando a conclusão do trajeto.