Ninguém sabe. Fomos pegos de surpresa sem manual de primeiros socorros. Afinal, ninguém está preparado para lutar contra algo invisível.
Essa pandemia estremeceu as estruturas das lanchonetes, docerias, loja de calçados, escolas, óticas, academias, vestuário e desestruturou ainda mais os autônomos, que sobrevivem do serviço que oferecem. São milhões de brasileiros que sustentam suas famílias a partir do trabalho em uma pequena empresa.
É fato que essa noventena e a regra de manter o comércio fechado por tanto tempo abalou milhares de empresas, mas os empreendedores precisam evitar o lockdown definitivo com o fim das atividades.
Diante deste cenário, o melhor a fazer é aceitar que o marketing digital está sendo o único meio de relacionamento entre empresa e cliente.
Segundo a diretora de marketing digital, Flávia Valentim, a queda brusca no faturamento e o acúmulo de pendências nas finanças resultaram no colapso do comércio de muitos microempreendedores, de diferentes atividades, em vários lugares do mundo. No entanto, mesmo nesse período de retração seja pela diminuição das vendas, pelo trabalho remoto ou por demandas diferenciadas dos seus clientes, não adianta cruzar os dedos, temos que agir. "A internet se transformou na ferramenta mais poderosa e eficiente neste momento, e deve ser utilizada", afirmou a publicitária e especialista no ramo.
Segundo a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017-2021, realizada pela PwC - prestadora de serviços profissionais nas áreas de auditoria, consultoria e outros serviços, os investimentos em marketing digital devem crescer 12% ao ano até 2021 no Brasil.
Apesar disso, especialmente durante crises econômicas, muitas empresas deixam de lado esse investimento. Mas o marketing não pode ser considerado uma simples despesa, principalmente agora", salienta Flávia.
Ela incentiva os empresários a se manterem ativos nas redes sociais e nos canais digitais através de posts constantes, lives, envio de e-mkt, grupos de whatsApp, plataformas de ajuda ao empresário e outras ferramentas de comunicação que estão surgindo a cada dia.
"Investir em marketing sempre foi uma estratégia imprescindível para o posicionamento da marca e para aumentar as vendas. Na verdade, todo empreendedor sabe que o marketing é importante para os negócios. No entanto, para que os resultados sejam expressivos, é preciso escolher os meios de divulgação mais coerentes com cada público-alvo e com os objetivos da empresa, para isso existem as Agências e todas estão abertas com planos vantajosos para atender esse público que não domina a rede", explicou a diretora da Vínculo Consultoria e Marketing Digital.
Toda empresa, qualquer que seja seu tamanho ou segmento de atuação, deve investir em divulgação e se você é um empreendedor comece já!