Suzano investe em iniciativas para inclusão do público LGBTQIAP no mercado de trabalho

Companhia promoverá a empregabilidade de 150 pessoas trans na área de tecnologia


A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, lança este mês o Programa TRANSformação Digital, que visa ampliar a participação do público LGBTQIAP no mercado de trabalho, sobretudo na área da tecnologia. O programa é uma das iniciativas da companhia alinhadas ao compromisso de alcançar 100% de ambiente inclusivo para pessoas LGBTQIAP , até 2025, além de promover a diversidade, equidade e inclusão dentro e fora da organização.

O TRANSformação Digital é uma parceria com a Alura, a maior escola online de tecnologia do Brasil, com o objetivo de capacitar pessoas trans para serem desenvolvedoras de sistemas. Por meio de cursos, a iniciativa formará, inicialmente, 150 pessoas que não possuem base de tecnologia, desconhecem o mundo da programação e estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ideia é que, ao final do curso, com duração de três meses, participantes possuam capacitação para entrarem no mercado de trabalho, dentro ou fora da Suzano. As pessoas interessadas podem enviar o currículo até 31 de julho no canal da Suzano no Kenoby, clicando AQUI.

"Cada vez mais é preciso promover iniciativas que contribuam para a inclusão do público LGBTQIAP no mercado de trabalho formal. Ampliar a diversidade dentro do setor corporativo e industrial vai muito além de contratar, mas, sim, priorizar, capacitar e trabalhar ativamente para um ambiente igualitário e livre de preconceitos", diz Aires Galhardo, diretor executivo de Operações de Celulose da Suzano e sponsor do Grupo de Afinidade LGBTQIAP da companhia. "Na Suzano, entendemos que trabalhar diversidade, equidade e inclusão é, além de um dever, uma estratégia de negócio. Em um ambiente mais inclusivo e diverso, as pessoas compartilham mais experiências, se sentem mais envolvidas e a criatividade surge organicamente''.

A diversidade sexual e de gênero no mercado de trabalho é um tema que está em pauta há anos, mas caminha a passos lentos no Brasil. Dados de uma pesquisa realizada pelo Center for Talent Innovation constatou que 33% das empresas existentes no Brasil não contratariam pessoas LGBTQIAP para cargos de chefia, e 41% dos(as) funcionários(as) desse público afirmam já terem sofrido algum tipo de discriminação em razão de sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho. Além disso, estima-se que 82% das pessoas trans não concluem seus estudos.

Na Suzano, ainda há uma jornada para transformar esse cenário e alcançar um ambiente 100% inclusivo para pessoas LGBTQIAP . Para isso, a companhia realiza anualmente uma Pesquisa de Diversidade e Inclusão, baseada nos pilares de Governança, Cultura, Atitude e Experiências Pessoais, por meio de questionário online disponibilizado para todos os colaboradores e colaboradoras da companhia no Brasil e nos seus escritórios internacionais. A ideia é identificar, a partir da escuta ativa, pontos de melhoria para um ambiente inclusivo e igualitário.

Somente em 2022, mais de cinco mil colaboradores e colaboradoras participaram da pesquisa, que resultou em uma percepção de 93,6% de ambiente inclusivo na Suzano, ou seja, em que todas as pessoas possam se sentir respeitadas, seguras e acolhidas para serem quem realmente são.

A partir dos resultados da pesquisa, no início de 2022 foram criados três grupos de trabalho dentro do Grupo de Afinidade (GA) LGBTQIAP da companhia, no qual, por meio de encontros regulares, são tratadas questões estratégicas para a realidade do tema, promovendo a discussão, a empatia, a escuta ativa e construindo soluções. No último ano, o GA LGBTQIAP foi ampliado e já conta com mais de 140 pessoas envolvidas.

Os grupos de trabalho (GTs) contam com mais de 30 pessoas e têm o objetivo de acolher, educar, desenvolver e estimular a contratação de pessoas LGBTQIAP . O GT Sensibilização, por exemplo, busca sensibilizar e educar colaboradores e colaboradoras e parceiros para o respeito aos direitos dessa comunidade. Já o GT Ambientes Inclusivos visa promover um ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTQIAP. Por fim, o terceiro grupo, o GT Atração, Contratação e Carreira, promove oportunidades, desenvolvimento e tratamento justo às pessoas LGBTQIAP que já estão na Suzano e também nos processos de atração e contratação.

Além das ações internas, a Suzano também conta com parceiros para a busca e atração de pessoas LGBTQIAP no quadro de colaboradores e colaboradoras da companhia. Atualmente, a companhia utiliza as plataformas de recrutamento Camaleão e TransEmpregos.