Taubaté busca retomada do projeto "horta na escola"

Prefeitura está realizando diagnóstico e visitas técnicas nas escolas


A Prefeitura de Taubaté, por meio de parceria entre as Secretarias de Educação (SEED) e de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMABEA), realizou diagnóstico e visitas técnicas em unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino, com o objetivo de retomar o Projeto Horta na Escola.

Foram analisados dados de noventa e nove escolas e quinze unidades escolares foram visitadas. Em 2019, a parceria entre as secretarias permitiu a implantação de horta em 22 unidades escolares. Sendo oferecido apoio técnico e suporte pedagógico às escolas participantes.

Pretende-se retomar as atividades em 2022 e elaborar projeto para ampliação em 2023, em associação com o Programa Municipal de Hortas Comunitárias (Decreto 14.864/2020), ações formativas da Sala Verde (Sala Verde - Centro de Referência em Educação Ambiental de Taubaté - SEED) e da Equipe de Práticas Pedagógicas (EPP-SEED), e atividades de educação ambiental, alimentar e nutricional previstas no currículo do sistema de ensino municipal (compostagem, arborização, agricultura orgânica, gestão de resíduos, preservação e conservação etc). 

O objetivo do projeto é de conscientizar os alunos sobre a importância dos alimentos para a promoção do bem-estar e da saúde; ressaltar a importância da produção agrícola; estimular a socialização, o trabalho em equipe e a consciência ambiental; conhecer o processo de desenvolvimento das plantas; utilizar a horta como possibilidade pedagógica no desenvolvimento de competências e habilidades e fomentar uma alimentação rica e diversificada.

 

Fonte: Prefeitura de Taubaté

anuncio