Taubaté cria o Circuito Turístico de Rotas Rurais

O objetivo é divulgar as belezas naturais da região.


Nove rotas formam o Nove rotas formam o "Circuito Turístico de Rotas Rurais" em Taubaté. (Foto : Divulgação)

A RMVale é uma região desenvolvida, atraindo muitos visitantes que exploram as belezas da natureza e da cultura rural. Pensando nisso, Taubaté criou o "Circuito Turístico - Rotas Rurais Taubaté" que, no total, compreenderá inicialmente nove rotas, que foram definidas em parceria com guias turísticos locais.


O principal objetivo é a divulgação das belezas naturais da região incentivando o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis protagonizadas por comunidades locais rurais, propiciando a conservação da natureza, a valorização do patrimônio natural e cultural da região e a geração de emprego e renda, uma vez que as próprias propriedades poderão se tornar atrativos turísticos.


Comunidade


A elaboração do circuito tem como base o turismo de base comunitária, que é a modalidade de turismo desenvolvida pelos próprios moradores de um lugar. Ou seja, é um modelo de gestão de visitação protagonizado pela comunidade gerando benefícios coletivos.

O circuito abrange e valoriza localidades, sem prejuízo de outras, como: Estrada Municipal dos Remédios, Estrada Particular dos Remédios e Estrada Amácio Mazzaropi - bairro Granjas Rurais Reunidas São Judas Tadeu, Estrada Geraldo Cursino de Moura - bairro Ribeirão das Almas, Estrada Municipal do Pinhão do Borba - bairro Freguesia, Estrada Municipal Dr. Professor José Luiz Cembraneli - bairro Sete Voltas, Estrada José Pereira Lopes - bairro Monjolinho, Estrada das Sete Voltas - bairro Sete Voltas, Estrada Pedra Grande - bairro Pedra Grande.

As rotas foram denominadas como:

I- Rota Raízes da Nossa Terra
II- Rota das Águas
III- Rota Paraíso do Caipira
IV- Rota Cachoeira do Alvarenga
V- Rota Mazzaropi
VI- Rota dos Tropeiros
VII- Rota das Capelas
VIII- Rota Morro do Cruzeiro
IX- Rota Caminho Do Ouro

O circuito também poderá desenvolver trilhas para percurso de bicicleta e circuitos de caminhada ecológica em trechos específicos.


A instituição das rotas é o início de uma valorização da área rural, e a partir do decreto nº 15064, começam as estratégias de fomento e melhorias da região, como sinalização dos acessos, informando as rotas, pontos de interesse turístico, pousadas e restaurantes do circuito.