A manhã deste sábado (19) foi marcada por intensas precipitações em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, resultando em inundações em vários pontos urbanos e movimentos de terra. De acordo com a Defesa Civil, a chuva torrencial, iniciada por volta das 6h, despejou 30 milímetros de água nas primeiras horas do dia.
A Avenida Frei Orestes Girardi, na Vila Matilde, e diversas vias do bairro Abernéssia foram particularmente afetadas pelas cheias. Em áreas de relevo acentuado, ocorreram escorregamentos de terra, chegando a atingir uma moradia, que sofreu danos materiais sem deixar vítimas.
Apesar dos prejuízos materiais, a Defesa Civil comunicou que por volta das 8h, a chuva parou, até o momento, não há registro de pessoas que perderam suas casas ou necessitam de abrigo em Campos do Jordão.
O sistema de alerta da Defesa Civil do estado já havia emitido alerta prevendo o acumulo de chuvas nas imediações.