Trabalhadores da Gerdau Pindamonhangaba realizam paralisação pela Campanha Salarial 2021

O motivo do protesto é pressionar as bancadas patronais a avançarem nas negociações com os sindicatos e com a Federação dos Metalúrgicos da CUT


Trabalhadores da Gerdau Pindamonhangaba realizam paralisação pela Campanha Salarial 2021Trabalhadores da Gerdau Pindamonhangaba realizam paralisação pela Campanha Salarial 2021 (Foto : Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira (22), os trabalhadores da fábrica Gerdau de Pindamonhangaba, iniciaram uma paralisação pela Campanha Salarial 2021. A unidade de Pinda emprega cerca de 2.400 trabalhadores na produção de laminados de aço.

Foi divulgado neste mês de setembro, o índice referente à inflação (INPC) dos últimos 12 meses, de 10,42%, que ficou maior do que o registrado ano passado, de 2,94%. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, neste mesmo período a unidade Gerdau de Pindamonhangaba esteve operando com a totalidade do seu efetivo e registrou vários recordes de produção.

De acordo com o presidente André Oliveira, o motivo do protesto é para pressionar as bancadas patronais a avançarem nas negociações com os sindicatos e com a FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT).

"É uma campanha salarial dura. Está muito difícil chegar no índice da inflação, e os patrões ainda querem parcelar o reajuste. Aqui na Gerdau, pelo nível de produção, pelo lucro recorde que ela está tendo, isso não é justo. O sindicato vai sim buscar inclusive o aumento real de salário", afirma.

Em agosto a Gerdau divulgou o resultado financeiro, com recorde histórico. No semestre, o Ebitda (lucro antes de juros e impostos) ajustado cresceu 309%, alcançando R$ 10,21 bilhões. O valor também é 327% maior que o mesmo período de antes da pandemia, em 2019.

ATUALIZADO ÀS 14H10

Em contato com o AgoraVale, a Gerdau informou que a unidade é representada pelo sindicato patronal (SICETEL) na negociação da Convenção Coletiva e que preza pelo diálogo contínuo e aberto com seus colaboradores, sindicatos e demais públicos de interesse. Desta forma, as negociações seguem em andamento para preservar as melhores condições de trabalho para seus colaboradores.

Durante a paralisação que ocorreu nesta manhã, a produção na unidade não foi afetada.