Trabalhadores da Tenaris cruzam os braços em protesto contra demissões em Pindamonhangaba

A Tenaris Confab atua no ramo de tubos para o setor de petróleo e emprega cerca de 1.100 trabalhadores na unidade Tubos


Em Pindamonhangaba, trabalhadores da fábrica Tenaris Confab promoveram na manhã desta terça-feira (10) um protesto na unidade Tubos, no bairro Cidade Nova. A manifestação dos operários teve como motivo diversas demissões ocorridas na empresa e consideradas irregulares pela categoria.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba e Região - Sindmetp, nos últimos seis meses, 20 trabalhadores com algum tipo de lesão ocupacional foram dispensados pela empresa. Os desligamentos tiveram como consequência mais ações judiciais.

Ainda de acordo com a entidade, a fábrica é a que mais tem casos de reintegração. A última ocorreu no dia 6. Apenas na atual gestão, cinco das nove reintegrações com ordem judicial  movidas pelo sindicato são da Confab.

De acordo com dirigente sindical Célio da Silva, o Celinho, desde o ano passado, depois do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), a empresa demitiu 15 funcionários sequelados e depois passou a demitir consecutivamente.

"A gente está aqui nessa luta pra tentar reverter essas demissões e lutar em prol do trabalhador que dá o sangue dentro das empresas e as empresas acabam demitindo", disse o líder sindical.

A Tenaris Confab atua no ramo de tubos para o setor de petróleo e emprega cerca de 1.100 trabalhadores na unidade Tubos.

O outro lado - O Jornalismo AgoraVale manteve contato com a assessoria de imprensa da Tenaris Confab que ficou de enviar uma nota com o posicionamento da empresa.