Tremembé retoma obras de creches municipais

As unidades de educação inacabadas eram problemas antigos na cidade


Há uma década, a população de Tremembé observava com pesar duas obras paradas: as creches do bairro Vera Cruz e do bairro Jardim Santana. As obras das duas unidades de ensino começaram em 2013, mas não foram concluídas.

Mas esse impasse que vem há pelo menos dez anos começa a ter uma solução definitiva com ações da atual gestão da Prefeitura de Tremembé. Antes de retomar as duas obras, a Prefeitura esteve em reuniões com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para repactuar o convênio e conseguir ter autorização de continuidade ao projeto com recursos próprios e recursos específicos do Governo Federal destinados à educação.

CRECHE DO BAIRRO VERA CRUZ

A obra da creche do Bairro Vera Cruz chegou a receber na época parte dos recursos previstos pelo Ministério da Educação. Entretanto, apenas paredes foram levantadas e colocadas estruturas de ferro para sustentar o telhado. A obra parada ainda trazia transtornos para a população vizinha devido ao abandono.

O investimento para essa retomada da obra é de R$ 2 milhões, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2024. Trabalhadores na obra da Creche do Jardim Santana (Crédito foto: Nicolas Louzada/ Pref. Tremembé)

CRECHE DO BAIRRO SANTANA

A creche do Bairro Santana também passou de sonho para pesadelo e transtorno de uma obra inacabada. A área chegou a virar depósito irregular de lixo. Apenas as paredes da unidade de ensino foram levantadas. Na ocasião, a obra recebeu recursos do Ministério da Educação pelo então programa Pró-infância.

Hoje a retomada da construção dessa unidade contará com investimentos de aproximadamente R$ 2,5 milhões. "A gente quer mostrar para a população seriedade e transparência. Estamos nos empenhando muito e queremos fazer o melhor possível para atender nossas crianças", diz o prefeito Clemente Antônio de Lima Neto.