UNITAU abre portas para mulheres imigrantes venezuelanas com o projeto Novos Rumos

Ação busca facilitar o acesso ao mercado de trabalho brasileiro


Com o objetivo de promover a inserção no mercado de trabalho brasileiro, a Universidade de Taubaté (UNITAU) passa a atender, neste mês, 19 imigrantes venezuelanas no projeto "Novos Rumos". A iniciativa, que tem início, nesta sexta-feira (19), atenderá mulheres acolhidas pela Associação Voluntários para Serviço Internacional (AVSI). 

A atividade será desenvolvida por meio de oficinas e palestras que abordarão temas como resiliência cultural, construção de currículo, busca de emprego e comportamento em entrevistas. As participantes também receberão acompanhamento individualizado para identificar habilidades, interesses e traçar um plano de carreira adequado à realidade brasileira.

"O projeto Novos Rumos visa apoiar essas mulheres em um momento crucial de suas vidas, em que estão se adaptando a um novo país e cultura e buscando oportunidades de trabalho. Acreditamos que, com o apoio necessário, elas poderão superar os desafios da imigração e construir uma vida profissional gratificante no Brasil", explica a coordenadora do Novos Rumos e docente do curso de Psicologia da UNITAU, Profa. Ma. Monique Marques Godoy Dolcinotti.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a UNITAU e a AVSI Brasil, que já trabalha com a acolhida e o apoio a famílias de imigrantes venezuelanos. "Isso é muito importante, não só para o projeto, mas também para a população que está na região, principalmente, por conta de questões de acompanhamento. Ser imigrante e mudar de região e de idioma são alguns fatores que podem causar impactos no seu conhecimento de ambiente. Então, poder contar com a parceria da UNITAU é algo muito importante. A gente tem certeza que a população que a gente acompanha fica muito grata e que também vai poder aproveitar bastante desse serviço, dessa parceria com a Universidade", afirma o gerente especial do projeto Acolhidos da AVSI Brasil, Petrick Costa.

A ação conta também com o acompanhamento da Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira do curso de Psicologia e dos estagiários de Psicologia, que poderão exercer atividades relacionadas à empregabilidade, além de terem contato direto com a realidade de imigração, o que permitirá o desenvolvimento de novas habilidades.

Os encontros do grupo acontecem semanalmente, às sextas-feiras no período da tarde, no Centro de Psicologia Aplicada (CEPA) da UNITAU.