UNITAU inaugura entreposto de mel e derivados em cerimônia virtual

A expectativa é que as atividades do entreposto qualifiquem a produção melífera da região e aumentem a competitividade


A Universidade de Taubaté (UNITAU) inaugura, na próxima terça-feira (31), o Entreposto de mel e derivados em parceria com a entidade gestora Associação socioeducativa de pequenos produtores rurais de Redenção da Serra (Nutrir). A cerimônia virtual acontece a partir das 14h30, com transmissão pelo zoom

O início das atividades do Entreposto coroa uma história de 33 anos, iniciada com o Centro de estudos apícola (CEA), o programa mais antigo da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UNITAU.  Para a instalação do Entreposto, foi desenvolvido um projeto aprovado pela Secretaria de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo no valor de R$ 250 mil. Coube à Universidade, por meio do CEA, gerenciar a aplicação dos recursos para a compra de equipamentos, promover o treinamento dos apicultores e manipuladores que irão trabalhar no Entreposto. 

"O Entreposto terá capacidade operacional para beneficiar, aproximadamente, 60 toneladas de mel/mês e 800 quilos de pólen apícola/mês, gerando uma economia para os apicultores do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, uma riqueza econômica que pode chegar a, aproximadamente, R$ 9 milhões/mês", afirma o Prof. Dr. João Carlos Nordi, coordenador do CEA. 

Segundo o Coordenador, o Entreposto deve trazer benefícios para cerca de 300 apicultores que integram duas cooperativas e oito  associações no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Os interessados podem ingressar na Associação Nutrir para utilizar os serviços do Entreposto. 

O CEA está localizado nas dependências do Departamento de Ciências Agrárias da UNITAU, na estrada municipal Dr. José Luiz Cembranelli, 5.000 bairro do Itaim.