Uso de cerol nas pipas coloca a vida das pessoas em risco

Época de férias aumenta casos envolvendo acidentes com o material cortante


Com o período de férias, a criançada aproveita para se divertir com as pipas, mas junto com essa brincadeira inocente há uma questão preocupante, o uso de linhas com cerol.

O cerol é uma mistura de vidro moído com cola que é usada na linha da pipa, tornando-a altamente cortante, o que representa perigo para toda a população e coloca em risco pedestres, ciclistas e motociclistas que circulam pela cidade, além da própria pessoa que está utilizando e pode levar a morte.

Quando a pipa é cortada no ar, a linha solta pode ferir gravemente uma pessoa ao se aproximar do solo. Segundo pesquisas, cerca de 10 pessoas morrem por ano no Brasil vítimas de acidentes com linhas com cerol.

Multa

O uso do cerol é crime. De acordo com a Lei nº 018/2010, que dispõe sobre o uso de cerol em linha de pipa no município, os infratores ou responsáveis flagrados podem ser multados em R$ 290,09 (100 Ufesps - Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) e o material ilegal também será apreendido.

Em casos de adolescentes e crianças, eles podem ser encaminhados à Delegacia de Polícia para serem tomadas todas as medidas administrativas e feito contato com os pais ou responsáveis.

Além disso, os estabelecimentos que comercializarem o cerol podem responder por crime previsto no Artigo 132 do Código Penal: "Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente: Pena - Detenção, de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave".