Vândalos queimam outdoor com críticas a Bolsonaro em Caçapava

Publicidade dividiu opiniões quando foi instalada, no início do mês.


Vândalos queimam outdoor contra Bolsonaro em Caçapava.Vândalos queimam outdoor contra Bolsonaro em Caçapava. (Foto : Divulgação)

Um outdoor que foi instalado no início do mês na avenida Brasil, uma das principais avenidas de Caçapava, deu o que falar entre os moradores da cidade. O texto faz crítica ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

De acordo com o proprietário da estrutura, Antônio Carlos,  vândalos atearam fogo no outdoor no último fim de semana. "Eles fizeram isso no fim de semana. Estamos vendo as câmeras disponíveis para uma possível identificação", disse. Ele ressaltou também que o tempo de publicidade foi contratado por 15 dias e que termina no próximo dia 22. "São 15 dias de publicidade. O que colocam lá é de responsabilidade de quem contratou o trabalho. A empresa não toma partido político", disse por telefone. 

O motivo da discórdia e que causou a ira dos bolsonaristas, foi o texto, que responsabiliza o presidente pelo atraso das vacinas contra a Covid-19. 

"Você sabia que Bolsonaro recusou 14 propostas para comprar vacina? É por isso que o seu negócio está fechado, a economia está quebrada e sua vida não volta ao normal", disse o texto, que termina com a hashtag #CaçapavensesIndignados. 

O 'caçapavenses indignados' provocou os que defendem o presidente. "Esse outdoor não me representa. Sou Bolsonaro. Que venha 2022", disse uma usuária de uma rede social. Outro usuário foi mais agressivo. "Ue, é só derrubar isso! É propaganda fake!", escreveu. Já para os que apoiaram a iniciativa, a ideia foi excelente. "Eu tive a paciência de ler cada comentário e não encontrei justificativa de o porquê o governo federal não respondeu os emails dos países que já tinham a vacina. Então o outdoor não é fake", escreveu uma usuária. "A forma de justificar tanta coisa errada é partir para o ataque", disse outra internauta. 

Tentativas fracassadas

De acordo com um levantamento do comentarista de política da GloboNews, Octávio Guedes, Bolsonaro teria ignorado propostas feitas oficialmente para a compra de vacinas de várias empresas, entre elas, seis do Instituto Butantanseis da Pfizer e duas da Covax Facility, totalizando 14 tentativas. 

No dia 30 de maio, a apresentadora Ana Maria Braga, através das redes sociais, compartilhou uma foto de manifestações contra o presidente. Na legenda ela escreveu: "Seu comércio está fechado, por falta de vacina. A economia está quebrando, por falta de vacina. A escola do seu filho está fechada, por falta de vacina. Sua vida não volta ao normal, por falta de vacina. E adivinha quem recusou 14 ofertas de vacina?". 

Até o momento, ainda não há informações sobre o responsável pelo conteúdo do outdoor. Também não há informações sobre o autor do vandalismo. 

Vândalos queimam outdoor com críticas a Bolsonaro em Caçapava.Vândalos queimam outdoor com críticas a Bolsonaro em Caçapava. (Foto : Divulgação)

 

Outdoor com crítica a Bolsonaro antes de ser queimado. Outdoor com crítica a Bolsonaro antes de ser queimado. (Foto : Divulgação)

Mensagem de apoiador do presidente Bolsonaro nas redes sociais. Mensagem de apoiador do presidente Bolsonaro nas redes sociais. (Foto : Divulgação)

Usuária de rede social critica presidente Bolsonaro. Usuária de rede social critica presidente Bolsonaro. (Foto : Divulgação)

Internauta faz crítica ao presidente Bolsonaro. Internauta faz crítica ao presidente Bolsonaro. (Foto : Divulgação)