Viação Util deixa passageiros expostos a forte calor em viagem do RJ até Praia Grande com parada na RMVale
Mesmo sendo avisado pelos usuários, motorista não levou em consideração e causou revolta entre os que estavam presentes; caso foi parcialmente resolvido uma hora depois.
Passageiros de um ônibus ficaram revoltados na tarde deste domingo (7) com uma situação, no mínimo, desrespeitosa. Eles foram submetidos a um forte calor no interior do veículo, por causa do ar-condicionado, que não funcionava. O ônibus da Viação Util, que nesta ocasião estava prestando serviços para a Viação Sampaio, saiu do Rio de Janeiro às 13h com destino à Praia Grande, interior de São Paulo. Antes de sair da plataforma, ainda na Rodoviária Novo Rio, os passageiros alertaram o motorista, que "fingiu" que nada acontecia.
"Ele foi grosseiro com os passageiros. Claro que já sabia da situação (que estava sem ar-condicionado), mas mesmo assim falou grosseiramente com todos. Um absurdo!", disse uma usuária do transporte, que pediu anonimato.
A dona de casa Alcione Mattos, de 58 anos, moradora do Rio de Janeiro e que estava indo visitar amigos em São José dos Campos, disse que ficou assustada com o local que os passageiros foram obrigados a descer. O motorista conduziu o ônibus até Nova Iguaçu, onde os passageiros desembarcaram às 13h26 para esperar um novo veículo, que chegou às 14h16.
"Um lugar perigoso. Tivemos que descer às margens da rodovia. O local ali é um perigo", disse Mattos. O ônibus só partiu às 14h30.
O motorista, de acordo com relatos dos passageiros, foi grosseiro o tempo todo, sem escutar os questionamentos das pessoas, que pagaram pela viagem.
Após parada em Resende, interior do RJ, o ar-condicionado foi desligado, mesmo com o veículo trocado. Mais uma vez os passageiros reclamaram. O calor voltou a dominar o interior do ônibus, que não tem saída de ar pelas janelas. O que renova o ar do ambiente é o ar-condicionado.
"Isso deve ser uma brincadeira!", disse um passageiro.
O AgoraVale entrou em contato com a assessoria de imprensa da Viação Util e Viação Sampaio às 14h39 por e-mail e redes sociais. Sobre esse assunto, não houve retorno até o fechamento do texto. Caso a assessoria responda, será incluído.
Atualização
Por e-mail, a Util respondeu os questionamentos do AgoraVale sobre o caso no início da tarde desta segunda-feira (8). Em nota a empresa disse que os veículos passam por toda a checagem preditiva e corretiva regularmente e antes de sair das garagens. Em relação aos funcionários da empresa, a Util disse que os colaboradores recebem treinamentos e reciclagem periódica bem como passam por um programa de medicina do sono para garantir a segurança. Entretanto, ressaltou que as checagens não blindam os veículos de uma intercorrência.
Em relação ao comportamento do motorista, a Util informou que o funcionário foi retirado da escala de trabalho até a apuração dos fatos.