O Sistema Educacional de Desenvolvimento Social (SEDES), em Taubaté, vai receber adultos neste sábado (21) e domingo (22) escoteiros de diversas cidades para um encontro estadual. Trata-se do Congresso Regional Escoteiro, promovido pelos Escoteiros do Brasil - Região de São Paulo. A programação prevê palestras, oficinas, estandes e workshops
O Escotismo é um movimento de educação não formal que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens de 6,5 a 21 anos a assumirem seu próprio desenvolvimento e a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Para que tudo isso seja possível, o Escotismo conta com o trabalho de voluntários (acima de 18 anos) que se dispõem a assumir o papel de educadores diante de crianças, adolescentes e jovens.
Anualmente, esses voluntários se reúnem no Congresso Regional Escoteiro para discutirem melhores maneiras de aplicar o Programa Educativo e o Método Escoteiro, buscando atualizações e novas práticas adequadas às gerações de jovens atuais. Com essa abordagem, o conteúdo do Congresso desse ano se destinará a debater temas universais que influenciam na educação, seja Uma imagem contendo pessoa, pessoas, multidão, auditório.
Com base nisso, o tema será "Caminhos do Aprender", focado em técnicas inovadoras de aprendizagem ao longo da vida - conceito internacionalmente conhecido como "longlife learning".
"O Congresso Regional Escoteiro é uma ocasião ímpar de reunião dos nossos voluntários. São pessoas de variadas profissões, cidades e origens, mas que acreditam na educação para a cidadania e doam seu tempo em prol do desenvolvimento dos jovens, buscando se aperfeiçoarem para isso", afirma Alexandre Banchi, diretor-presidente dos Escoteiros do Brasil - Região de São Paulo.