Quando um ciclo novo começa surge também um sentimento de que mais uma vez podemos recomeçar. É o momento certo para colocar em prática aqueles projetos esquecidos e planejar um ano novo totalmente diferente e muito melhor. Mas, quem nunca fez uma promessa de ano novo que deixou para trás antes mesmo de começar o carnaval? Não se preocupe, você não está sozinho!
Separamos as promessas de ano novo mais comuns e menos cumpridas. Acompanhe abaixo e entenda o que causa o desânimo, e aprenda a driblar os obstáculos! Depois conta pra gente qual é a promessa que você vai cumprir com muito êxito em 2020.
Melhorar a alimentação
Uma das promessas clássicas é melhorar a alimentação. Por ser um período em que geralmente as pessoas costumam comer e beber um pouco mais do que o normal, a promessa de mudar os hábitos alimentares surge logo em seguida. Seja por vaidade ou pela preocupação com a saúde, a maioria realmente adota uma alimentação saudável nas primeiras semanas do ano.
Por que desistimos?
Uma série de fatores contribui com o desânimo. No caso de quem deseja perder peso rapidamente, adotar dietas restritivas pode piorar a situação, pois, além de não se alimentar corretamente, contribui para o efeito sanfona.
Inserir novos hábitos na rotina é outro desafio. É muito mais fácil comprar produtos industrializados no supermercado ou pedir um fast food do que preparar a sua própria comida com alimentos mais frescos, não é verdade?
Como não desistir?
Para não perder o foco, uma dica para os momentos mais difíceis é lembrar sobre a sua motivação. Tente resgatar o sentimento de quando você decidiu adotar essa mudança.
Não tente mudar de forma radical seus hábitos alimentares. Inclua os alimentos que você não está habituado a comer aos poucos.
Procure um profissional da saúde, como um nutricionista, para elaborar um cardápio de acordo com a sua rotina e necessidades.
Uma dica clássica é ir ao supermercado sem fome. Todo mundo compra mais quando está com fome. É fato!
Começar a fazer uma atividade física
No próximo ano eu vou entrar na academia! Quem nunca? Muitos até iniciam, mas depois restam apenas as mensalidades para pagar.
Por que desistimos?
Fazer uma atividade física não é fácil, principalmente para quem não tem costume de treinar. As primeiras semanas na musculação podem ser bem dolorosas.
Como não desistir?
Você não precisa se matricular em uma academia para começar a se exercitar. Comece aos poucos escolhendo a escada ao invés do elevador; tente descer um ponto antes do destino final e caminhe o restante do trajeto. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer a diferença.
Existem aplicativos com dicas de exercícios simples que qualquer um pode fazer em casa. Consulte um médico antes e mexa-se!
Economizar dinheiro
Poupar dinheiro não é muito simples na economia em que vivemos, mas para conquistar um determinado dinheiro é preciso ter disciplina e muita força de vontade.
Por que desistimos?
A maioria da população não tem uma educação financeira adequada. Além disso, o consumismo faz a gente gastar muitas vezes o que não temos e com isso as dívidas sempre acabam aumentando.
Como não desistir?
Planejamento e disciplina são o segredo para começar a economizar. Faça uma planilha, coloque todas as suas despesas fixas, verifique quanto é possível guardar por mês. Seja honesto com você mesmo e coloque apenas o que é possível poupar. Comece aos pouco e vá aumentando a cada mês.
Tenha um objetivo para o dinheiro poupado - viajar, comprar um imóvel... - e estabeleça metas para não se perder no caminho.
Conhecer lugares novos
Quem não quer viajar mais no próximo ano? Viajar está ligado à novas experiências, em sair da rotina e se desligar, buscar a renovação das energias e é por isso que é uma das promessas que não poderia ficar de lado.
Por que desistimos?
A rotina, a falta de tempo e dinheiro são os obstáculos que deixam essa promessa em plano B.
Como não desistir?
Você não precisa ir para outro país para conhecer lugares novos. Busque na sua cidade lugares que ainda não visitou, você pode encontrar até opções com entrada gratuita.
Para uma viagem mais longa convide aquela turma de amigos, aquela amiga mais íntima e programem-se para um fim de semana ou feriado. Já pensou em viajar sozinha (o)? Pode ser uma ótima experiência.
Começar ou voltar a estudar
Seja para a ingressão no mercado de trabalho, conquistar uma promoção ou até mesmo mudar de área, apostar nos estudos é sempre um ótimo investimento pessoal. Infelizmente, muitas pessoas desistem de estudar até mesmo no meio do curso.
Por que desistimos?
O arrependimento do curso escolhido está entre um dos principais motivos pela desistência. Já a falta de disciplina afeta os estudantes dos cursos online.
Como não desistir?
O autoconhecimento é muito importante para não se arrepender no meio do caminho. Mas, como saber qual curso escolher? Alguns testes ajudam, principalmente quem está começando a sua carreira, a descobrir os cursos que mais combinam com você. O teste vocacional da Catho Educação, por exemplo, é gratuito e pode ajudar você a se encontrar nesse momento.
Outra dica é conversar com pessoas que estejam na área em que você deseja atuar, elas podem mostrar uma visão mais realista sobre o que esperar no futuro.
Para aqueles que desejam estudar em casa, a dica é criar um calendário de estudos e seguir a risca. Reflita sobre a sua rotina, sobre a sua disposição e disponibilidade. Será que os cursos em EAD são realmente para você?
Independente da promessa de ano novo, o importante é que você realmente tenha um compromisso com você. Quando você se coloca em primeiro lugar e encontra a sua verdadeira motivação, não existem barreiras que não podem ser superadas.