A Farma Conde Arena foi palco, nesta sexta-feira (4), da abertura oficial da 67ª edição dos Jogos Regionais. O evento reuniu o público em um clima de celebração, com apresentações culturais, desfile das delegações, homenagens a atletas históricos e o simbólico acendimento da pira, marcando o início da competição.
São José dos Campos será a sede principal dos Jogos, recebendo a maioria das disputas entre os dias 3 e 13 de julho. É a primeira vez desde 1987 que a cidade sedia o evento, reforçando sua importância no cenário esportivo estadual.
A nadadora olímpica Fabiola Molina, ex-atleta dos Jogos Regionais de 1987, foi a responsável por acender a pira simbólica. Em seu discurso, destacou a importância da competição. "O grande tesouro são os aprendizados, a superação, o não desistir, o respeito ao adversário. E isso ninguém pode tirar do atleta."
A emoção também tomou conta da nova geração de atletas. Com apenas 15 anos, Gustavo Machado Martins, da equipe de atletismo do programa Atleta Cidadão, vivenciou sua primeira grande solenidade esportiva. "É uma energia que contagia. É a primeira vez que estou em um espaço desses, com todo mundo aplaudindo, todo mundo gritando pelo esporte", disse emocionado.
Gustavo destacou o orgulho de integrar uma equipe tradicional e o comprometimento dos atletas joseenses. "A cidade é muito forte nos esportes, os esportes são valorizados aqui. Os atletas se dedicam muito, estão todos os dias lá para treinar. Isso mostra que a gente está pronto para qualquer coisa."
Durante a cerimônia, 33 delegações desfilaram, e houve apresentações das equipes de ginástica rítmica, taekwondo e dança, com destaque para o grupo de idosos que representa a cidade nos Jogos da Melhor Idade (Jomi). O juramento do atleta foi realizado por Raissa Cruz, da ginástica rítmica.
Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem a atletas históricos de São José dos Campos, como os nadadores Fabiola Molina e Diogo Yabe, os judocas Michiharu Sogabe, Claudio Calasans Camargo e Arnaldo Menani, os nadadores Guilherme Belini e Jander Lazaroni, os ex-jogadores Zezinho Friggi (futsal), Zé Geraldo (basquete) e o capoeirista Everaldo Bispo de Souza (Lobão).
São José dos Campos é o maior campeão dos Jogos Regionais, com 11 títulos consecutivos: de 2012 a 2019, e nos anos de 2022, 2023 e 2024. As edições de 2020 e 2021 foram canceladas devido à pandemia.
Promovidos pelo Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos, os Jogos Regionais são classificatórios para os Jogos Abertos do Interior, que serão realizados no segundo semestre.
A programação completa pode ser conferida na página oficial da competição.