A Novelis encerrou a formação da primeira turma do Alumibot, seu programa de robótica realizado em parceria com o SESI. A iniciativa ofereceu gratuitamente a 40 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Alfredo Pujol, em Pindamonhangaba, a oportunidade de aprender robótica educacional com conteúdos que incluíram programação, mecânica, modelagem 3D e eletroeletrônica.
Com aulas ministradas no contraturno escolar por um educador do SESI, o curso teve carga horária de 30 horas para os estudantes do 1º ano e 60 horas para os do 2º ano. A ação integra a estratégia de atuação social da Novelis e está inserida no pilar STEM, com foco na valorização da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além da promoção da diversidade e inclusão nas áreas envolvidas.
Durante a formação, os jovens contaram com o apoio de colaboradores da empresa, que atuaram como mentores voluntários, compartilhando experiências da indústria e conhecimentos técnicos. No encerramento do programa, os alunos apresentaram como projeto final um braço robótico com sistema Arduino a lideranças da Novelis, e ainda visitaram a planta da empresa para conhecer de perto as automações vistas em sala de aula.
A escola também foi beneficiada com a doação de 15 notebooks, que permanecerão na unidade para uso dos alunos. A previsão é de que a segunda turma do programa conclua suas atividades no segundo semestre.
De acordo com Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, o projeto estimula não apenas a criatividade e inovação, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Já o dirigente regional de ensino, Luís Gustavo Martins de Souza, destacou o impacto positivo da iniciativa na formação dos estudantes e o incentivo à busca por soluções criativas e práticas.
A Novelis planeja ampliar o programa nos próximos anos.