Na última quarta-feira (17) foi autorizado pelo judiciário a proposta de venda de uma das máquinas de papel do Parque Industrial da Massa Falida Nobrecel, pela Indústria de Papeis Sudeste LTDA. A venda, trata-se da "máquina de papel nº 04", assim como do aluguel do terreno e da edificação em que a máquina se encontra. O valor proposta é de R$ 15.000.000,00, as serem pagos em 10 anos, em parcelas mensais de R$ 100.000,00 (cem mil reais), corrigidas anualmente pelo IGPM-FGV.
Diante das várias tentativas de venda dos bens da massa falida, da depreciação das instalações dos maquinários do parque industrial, dos pequenos ilícitos ocorridos como invasão de propriedade e furtos de pequenas peças ou de fios e incêndios e do atual cenário que o mundo atravessa por conta da pandemia por causada pelo novo coronavírus, serviram de cenário para chegar nessa decisão.
Com o intuito de proteger o parque industrial da empresa Nobrecel e evitar a deterioração do local, o judiciário acolheu a proposta, pois entendeu que a melhor forma é ocupa-lo e colocá-la em funcionamento.
Essa ocupação, trará de volta a função social da empresa, haja vista que a sociedade empresarial que propôs a compra da máquina de papel 04, tem a mesma atividade do parque fabril, que é fabricação de papéis, o que acarretará a retomada da atividade econômica da empresa.
Diante de uma das mais graves crises de desemprego do país, centenas de vagas serão criados, assim como a retomada das atividades contribuirá para a preservação da identidade histórica e patrimonial do parque, ligado a história de Pindamonhangaba.
Atentamos as autoridades diante aos saques que alguns moradores vem fazendo durante esta fase de abandono.