Seis antigas locomotivas elétricas fabricadas entre 1946 e 1955 que foram desativadas há mais de 20 anos, que encontravam-se armazenadas no depósito da Luz em São Paulo desde 2008 encontram agora um novo destino: todas elas serão devidamente preservadas!
Tratam-se de três locomotivas fabricadas pela GE nos E.U.A. em 1946 para a antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro e, três locomotivas fabricadas pela English Electric na Inglaterra, sendo duas construídas em 1949 e uma em 1955.
A preservação dessas locomotivas é fruto de uma união entre entidades preservacionistas, órgãos governamentais e concessionárias ferroviárias: Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Instituto de Memória Ferroviária (IMF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), MRS Logística, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e Rumo Logística (CPTM.
Todas as locomotivas foram rigorosamente inspecionadas pelas concessionárias pela qual devem circular, inspeções feitas com o objetivo de garantir que elas tivessem plenas condições de serem rebocadas e pudessem andar com segurança pelas linhas ferroviárias. Após conclusão dos trabalhos, as locomotivas foram consideradas aptas a circular pelas ferrovias.
A English Eletric 9006, conhecida também como "Albatroz", aguardará a oportunidade para em um futuro breve ser levada para a Regional São Paulo da ABPF, onde será preservada no pátio da Mooca. As outras duas locomotivas "V8" (6378 e 6383) também permaneceram no depósito da Lapa em São Paulo aguardando a oportunidade para serem rebocadas para Rio Claro, onde serão preservadas na sede do IMF.