APAS anuncia cursos práticos para capacitar profissionais do setor supermercadista

A proposta prevê cursos práticos voltados a setores estratégicos, como açougue, padaria e atendimento.


Durante a abertura da 39ª edição da APAS Show, na segunda-feira (12), a Associação Paulista de Supermercados (APAS) lançou uma nova iniciativa de qualificação profissional voltada ao varejo alimentar. O projeto será desenvolvido em parceria com a Escola APAS e empresas como Costa Lavos, MM Foods, BRF e Friboi.
 
 
A proposta prevê cursos práticos voltados a setores estratégicos, como açougue, padaria e atendimento. O objetivo é oferecer novas oportunidades de capacitação para operadores de caixa, estoquistas, repositores e demais profissionais da linha de frente.
 
"A carne bovina representa 80% das vendas do açougue, e com nossa história de mais de 70 anos, possuímos a expertise necessária para formar profissionais de excelência. Queremos certificar o maior número de açougueiros possível para contribuir diretamente com o fortalecimento do setor supermercadista", afirmou Renato Costa, presidente da Friboi.
 
Também parceira na ação, a BRF destacou seu compromisso com o setor. "Como uma das maiores empresas globais de alimentos, a BRF tem uma responsabilidade em contribuir para o desenvolvimento do varejo alimentar brasileiro. Com essa iniciativa, queremos contribuir para que o mercado seja impulsionado, com mais qualificação de mão de obra, e para que os consumidores tenham uma experiência ainda melhor no ponto de venda. Estamos comprometidos em trazer soluções que ajudem a enfrentar esses desafios e, junto com a APAS, queremos promover iniciativas que ajudem a alavancar ainda mais o segmento.", disse Manoel Martins, vice-presidente Comercial Brasil da BRF.
 
A Costa Lavos ressaltou o impacto positivo da parceria. "Participar desta iniciativa ao lado da APAS é uma oportunidade real de impactar positivamente a cadeia supermercadista por meio daquilo que sabemos fazer de melhor: panificação com qualidade, metodologia e integridade. [...] Que essa parceria construa um varejo mais humano, mais preparado e mais forte."
 
Marcelo Alves, CEO da MMFoods, afirmou que a colaboração com a Escola APAS demonstra o compromisso com o futuro do setor supermercadista.
 
A diretora regional da APAS no Vale do Paraíba, Lívia Souza de Azevedo, afirmou que a APAS Show representa a força do segmento e destacou o crescimento acima da média estadual registrado na região.
 
Durante a abertura, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, também ouviu demandas do setor, como a flexibilização do Bolsa Família para permitir a entrada de beneficiários no mercado de trabalho. Segundo ele:
 
"Vou marcar para a gente ter uma conversa com o nosso ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil). Já saíram do Bolsa Família porque passaram da renda 5 milhões de pessoas, 3 milhões estão ganhando metade do Bolsa Família porque a renda também subiu, e 4 milhões estão acumulando, podem trabalhar e recebem o Bolsa Família em uma faixa menor. Vamos marcar um encontro com a APAS e a ABRAS para discutir como a gente pode aprimorar e melhorar essa questão."
 
A APAS Show segue até 15 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.