Audiência Pública sobre anistia reúne autoridades e população na Câmara de Pindamonhangaba

Encontro debateu democracia e liberdade com participação de vereadores, especialistas e 97 cidadãos no plenário da Casa Legislativa


A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba realizou, na noite de quarta-feira (04), no Plenário "Dr. Francisco Romano de Oliveira", a "Cruzada pela Anistia - Conceito e necessidade de aplicação no atual momento político". A mesa diretora da reunião foi presidida pelo vereador Gilson Nagrin, autor do Requerimento nº 1350/2025, e contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Marco Mayor, e do vereador Professor Everton. Também compuseram a mesa o vereador de São José dos Campos, Thomaz Henrique, e os convidados Dra. Claudia Riecken e o advogado, escritor, comentarista político e ativista pela liberdade, Dr. Cláudio Luis Caivano.

O encontro teve início com a participação online do procurador do Estado do Mato Grosso, Dr. Felipe Gimenez, seguido do Dr. Paulo Faria, advogado de Daniel Silveira, que abordou o tema "Ditadura e a Liberdade". Presencialmente, Dra. Claudia Riecken falou sobre os "Impactos da ditadura na vida das pessoas" e o Dr. Cláudio Luis Caivano tratou da pauta "Cruzadas pela Anistia". Ao final, o vereador Thomaz Henrique, de São José dos Campos, também compartilhou sua visão sobre o tema.

A participação da população foi um dos destaques do evento. Após as falas das autoridades, o microfone foi aberto ao público presente. Ao todo, 97 pessoas participaram da audiência, sendo que 13 cidadãos utilizaram o espaço para opinar e questionar os convidados e vereadores.

No encerramento da audiência, os vereadores da Casa usaram a tribuna para fazer considerações. O presidente da Câmara, vereador Marco Mayor, agradeceu o apoio da Guarda Civil e da Polícia Militar na manutenção da ordem e afirmou: "Acredito que o que aconteceu hoje aqui foi uma boa noite para todos. Vou explicar por quê: tivemos a oportunidade de ouvir opiniões diversas sobre o assunto".

O vereador Professor Everton parabenizou o vereador Gilson Nagrin pela coragem em realizar a audiência sobre o tema: "Nós estamos falando de democracia, tem os dois lados. Parabenizar a população. Muito se falou de gasto do dinheiro público, mas eu acho que a casa do povo é pra gente poder escutar o povo, seja de esquerda ou seja de direita".

Por fim, o vereador Gilson Nagrin agradeceu a presença de todos e reforçou que não houve despesas referentes ao evento: "Um agradecimento especial aos vereadores que tiveram coragem de estar aqui hoje. A nossa intenção com essa audiência pública era falar da anistia e debater o assunto".

A Audiência Pública pode ser assistida na íntegra no canal oficial do YouTube da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=RcwJ6Ee4Ock.