A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou, na sessão desta terça-feira (26), o Projeto de Lei nº 51/25, de autoria do vereador Elizeu Onofre da Silva (Ceará da Adega), que institui o Programa Lixo Zero no município.
O programa tem como objetivo minimizar o despejo de lixo reciclável no meio ambiente, promover a reutilização sustentável e estimular a geração de energia renovável. A iniciativa busca ainda reduzir a quantidade de resíduos sólidos destinados à disposição final, disseminar conceitos de redução, reutilização e reciclagem por meio da educação ambiental e erradicar o trabalho no lixo nas áreas de disposição de resíduos municipais.
Entre os outros destaques da Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 35/25, da vereadora Vilma Teixeira, que denomina de Rua José Ferreira de Jesus uma via localizada no bairro Travessão, e o Projeto de Resolução nº 08/25, do vereador Antonio Carlos Junior, que cria uma Comissão de Representação para participação na 3ª Conferência Nacional das Vereadoras, em Brasília.
Novo líder no Legislativo
A sessão também marcou a mudança na liderança do Executivo dentro do Legislativo. A vereadora Gislaine de Oliveira (Dra. Lalá) deixou a função de líder do prefeito Mateus Silva na Casa, sendo substituída pelo vereador Marcelo Pereira, que passa a ser o responsável por representar e articular as pautas do governo municipal junto aos parlamentares.
As sessões da Câmara Municipal de Caraguatatuba são transmitidas ao vivo pelo canal da TV Câmara no YouTube, pelo site oficial (www.camaracaragua.sp.gov.br) e pela página no Facebook (facebook.com/CamaraMunicipaldeCaraguatatuba). O Legislativo também pode ser acompanhado pelo Instagram (@camaracaraguatatuba).